Notícias admin 27 de abril de 2016 (0) (212)

K21 na Serra do Japi

O K21 Serra do Japi, disputado no dia 27 de novembro, na Fazenda Guaxinduva, em Cabreúva (interior de São Paulo), pode ser considerado um marco, sendo a maior do circuito brasileiro de meias-maratonas de montanha. Além disso, pela altimetria e trilhas mais fechadas, também é uma das mais difíceis do momento no país.
Alguns fatores explicam esse número elevado de corredores em comparação a outros eventos de montanha. O principal, a proximidade tanto de São Paulo quanto de grandes centros do interior paulista, como Campinas e Sorocaba, com fácil acesso rodoviário. Isso influenciou positivamente no crescimento da etapa da Serra do Japi. Na primeira edição, em 2014, tinham sido 557 concluintes; agora, foram 1.366 (mas somente 504 no K21). Ou seja, a maioria fez 5 ou 10 km, geralmente caminhando.
O percurso do K21 Serra da Japi foi traçado em cima da rota dos Bandeirantes e Tropeiros feito na época do Brasil Colonial. Conhecida como uma das últimas grandes áreas de Mata Atlântica de SP, a prova passou por trilhas fechadas,sendo o ponto mais alto a 1.250 m de altitude.
Na meia-maratona de montanha, foram três grandes subidas (com descidas ainda mais íngremes e complicadas, em uma delas, somente com ajuda de uma corda era possível manter-se o tempo todo em pé). Um trecho de 200 m em rio e o visual da cachoeira (com a possibilidade de tomar um banho de água muito gelada) no km 18 foram outros atrativos. A organização tomou o cuidado de cortar toda a parte de pasto, deixando o mato mais baixo, com um "caminho" para os corredores, além de uma sinalização impecável por todo o trajeto.
Quatro pontos de hidratação com água, sendo um com água de coco, mostraram-se razoáveis (todos nos locais informados no guia da corrida). As medalhas também foram diferentes para cada distância. Na chegada, água de coco e cerveja, além de frutas – com a opção de food truck, cobrado à parte.
Outro fator interessante foi a separação, ao longo do percurso, dos caminhos do K10 e do K21, principalmente na parte final, reduzindo o "tráfego", porém, com o crescimento do número de participantes (e muita gente que vai com o intuito de curtir a natureza e fazer bem devagar) é importante pensar em uma separação das largadas, pois o congestionamento foi grande nos seis primeiros quilômetros.

BONITO. A última etapa do K21 Series Brasil em 2015 foi disputada em Bonito, no Mato Grosso do Sul, no dia 5 de dezembro. Em termos de beleza, fica complicado "disputar" o prêmio com algumas das outras provas do circuito, principalmente no relaxamento antes, durante e depois da corrida nas piscinas naturais. O evento marcou a estreia do circuito na região Centro-Oeste. Os números foram modestos, com 266 concluintes (sendo 105 nos 21 km).
Confira os resultados completos e mais informações das duas últimas etapas do K21 em 2015 no site oficial, o www.k21series.com.

PRIMEIRA DE 2016. A primeira etapa deste ano já está marcada: dia 27 de fevereiro, com o K21 São Paulo, no Pico do Urubu (Mogi das Cruzes). As inscrições estão abertas no site www.k21series.com e os assinantes da Contra-Relógio têm desconto.

Veja também

Leave a comment