O K21 Maresias foi a atração principal no litoral norte paulista no dia 18 de julho. De acordo com a organização do evento, com base na estatística da Associação de Pousadas e Hotéis de Maresias, a prova levou mais de 2 mil pessoas para a região, o dobro do registrado no SuperSurf. Assim, pelo menos por um final de semana, a capital paulista do surfe se transformou na casa do trail run.
Houve provas de 5 km e 10 km, além dos 21 km. O belo dia de sol e céu azul deixou todo o cenário muito bonito, porém, ao mesmo tempo, ainda mais complicado para os participantes. O percurso começou na areia da praia, partindo então para o primeiro morro. Na sequência, os corredores foram para as praias de Santiago, Toque Toque e Calhetas. O Duto da Petrobras também fez parte do trajeto (um trecho complicado seja para subir ou descer). Houve, ainda, subidas com corda, rios, lama e descidas escorregadias.
Matheus Ditt Frigeri, um dos estreantes nas corridas em montanha, participou do K10. "Quando pensei em fazer a prova, tinha certeza de que não seria fácil. Posso dizer que me apaixonei por esse tipo de corrida, muito melhor que o asfalto", afirmou. "Foi uma prova bem difícil, mas gostosa por causa do visual. Quando você sobe todo aquele duto (da Petrobras) e vê o mar lá do alto, dá vontade de sair voando", completou Lidia Simões, terceira colocada no K21.
A facilidade de acesso de São Paulo, a capital com o maior número absoluto de corredores atualmente, e a cultura dos paulistanos de ir tradicionalmente para o litoral norte explicam o crescimento do K21 Maresias. "Fiquei sabendo do K21 pelos meus amigos de São Paulo e aceitei fazer a minha primeira prova trail. Não conhecia essa região e achei lindas as praias, fiquei encantado com o lugar. Foi complicado e pesado durante o percurso, mas gostei muito", disse o indiano Shikharthi Patro, que está há seis meses no Brasil trabalhando.
Os vencedores em Maresias foram Fredson Gonçalves (2h05) e Luzia Bello (2h41). Veja os resultados completos no site www.k21series.com.
O circuito K21 prossegue com mais três etapas neste ano: Campos do Jordão-SP (17 de outubro), Serra do Japi-SP (28 de novembro) e Bonito-MS (5 de dezembro). As inscrições estão abertas no site oficial. Assinantes da Contra-Relógio têm 10% de desconto em toda a temporada.