20 de setembro de 2024

Contato

Notícias André Savazoni 1 de março de 2015 (0) (138)

Joziane Cardoso é bicampeã e Solonei vence a Meia de São Paulo

A 9ª edição da Meia-Maratona Internacional de São Paulo, disputada hoje, teve dobradinha brasileira. Solonei Rocha da Silva venceu em 1:04:36, enquanto Joziane Cardoso faturou o bicampeonato, com o tempo de 1:17:45.

A prova apresentou um percurso renovado, passando por pontos históricos e turísticos da capital paulista, como as avenidas Pacaembu e Rudge, o Elevado Costa e Silva (Minhocão), o encontro entre as avenidas Ipiranga e São João, entre outros. Em termos visuais, ficou bem melhor, assim como a dispersão ao longo do trajeto. As mudanças foram positivas, mas deixaram a prova ainda com mais sobe e desce, exigindo bom preparo dos participantes.

“Acho que é minha terceira vez nesta prova e nunca tinha vencido. Este ano mudaram um pouco o percurso e ficou mais desafiador e até mais difícil, mas fiz um trabalho intenso para chegar forte nesse tipo de prova. Estou bem feliz, acho que São Paulo me dá sorte”, afirmou Solonei, que em 2012 também foi ganhador da Maratona Internacional de São Paulo. E a disputa entre Solonei e Giovani dos Santos, o segundo colocado, apenas três segundos atrás, foi empolgante, principalmente nos dois quilômetros finais, incluindo um sprint decisivo.

No feminino, Joziane Cardoso manteve o favoritismo e faturou o bicampeonato (2014/2015). Ela é a atual campeã da Volta Internacional da Pampulha e ficou em oitavo na última Corrida de São Silvestre.

“O percurso mudou um pouco com relação ao ano passado. Achei que nesta edição teve mais sobe e desce. Eu senti um pouco o ritmo. Mas me preparei bem para correr forte. Até o km 10 estava fazendo uma prova tranquila, mas vi que outras atletas começaram a chegar então aumentei o ritmo. No km 15, consegui abrir um pouco e a partir daí foi meio no sofrimento, mas valeu a pena. Estou muito feliz por ser bicampeã desta prova tão bacana e que já se tornou tradicional no circuito de corridas de rua do país. Agora quero começar a trabalhar para conseguir índice para o Pan-Americano (que será na China, em agosto), que é meu objetivo no ano”, disse a atleta de 30 anos.

Com a vitória de Solonei, agora o Brasil tem vantagem com cinco vitórias contra quatro conquistas dos estrangeiros. O Brasil já foi ao topo do pódio com Marilson Gomes (2011), Giomar da Silva (2010), Damião Ancelmo (2009) e Giovani dos Santos (2013).

Já no feminino, as estrangeiras venceram seis vezes. Mas o título de hoje de Joziane Cardoso diminuiu um pouco a vantagem. Agora o Brasil totaliza três conquistas: Ednalva Laureano venceu a primeira edição, em 2007, com Joziane chegando na frente em 2014 e 2015.

Veja os resultados completos em www.yescom.com.br e a cobertura da Meia de São Paulo na Contra-Relógio de abril, com texto do editor Tomaz Lourenço, que mais uma vez participou da prova.

Resultados 2015

Masculino
1) Solonei Rocha da Silva (BRA), 1:04:36
2) Giovani dos Santos (BRA), 1:04:39
3) Daniel Chaves da Silva (BRA), 1:04:41
4) Gilmar Silvestre Lopes (BRA) 1:05:28
5) Mathew Kiptoo Cheboi (QUE), 1:05:28

Feminino
1) Joziane Cardoso (BRA), 1:17:45
2) Gladys Kataron Kiplagat (QUE), 1:18:12
3) Sueli Pereira da Silva (BRA), 1:18:27
4) Maria Aparecida Ferraz (BRA), 1:19:45
5) Roseilane de Sousa Ramos Benites (BRA), 1:20:28

Fotos: Sérgio Shibuya/MBraga Comunicação

Veja também

Leave a comment