Os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, no Japão, em 2021, já têm nova data.
Nesta segunda-feira (dia 30), o Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou que a Olimpíada será disputada de 23 de julho a 8 de agosto de 2021, basicamente no mesmo período que seria realizada neste ano (de 24 de julho a 9 de agosto).
O mesmo vale para a Paralimpíada, que começará em 24 de agosto e irá até 5 de setembro do próximo ano.
A decisão do novo calendário foi tomada após estudos e negociações entre o presidente do COI, o alemão Thomas Bach, e dirigentes das federações esportivas e de comitês nacionais.
“Com este anúncio, estou confiante de que, trabalhando em conjunto com o Comitê Organizador de Tóquio-2020, o governo metropolitano de Tóquio, o governo japonês e todas as nossas partes interessadas, podemos superar esse desafio sem precedentes. Atualmente, a humanidade se encontra em um túnel escuro. Estes Jogos Olímpicos de Tóquio-2020 podem ser uma luz no fim deste túnel”, disse Bach, em comunicado oficial.
“O calendário dos Jogos é a chave para a preparação dos atletas. Isso vai acelerar o nosso progresso”, disse Yoshiro Mori, presidente do Comitê Organizador, na entrevista coletiva desta segunda-feira. “Nós queríamos ter mais espaço (datas) para a qualificação dos atletas”.