
A 58ª edição da Corrida Sargento Gonzaguinha reuniu mais de 6.400 corredores na manhã de domingo (14/12), na Zona Norte de São Paulo. Uma das provas mais tradicionais do pedestrianismo brasileiro, o evento teve percursos de 4 km e 15 km, e contou com a presença de atletas paraolímpicos.
Organizada pela Escola de Educação Física da Polícia Militar do Estado de São Paulo (EEFPM), a corrida, que integrou as comemorações dos 194 anos da Polícia Militar do Estado de São Paulo, recebeu o selo de “Competição do Ranking Mundial” da World Athletics, atendendo aos critérios técnicos da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) em relação a desempenho e segurança.

Nos 15 km, a vitória masculina foi de Jefferson Assis, com o tempo de 49min01, conquistando pela primeira vez o lugar mais alto do pódio após seguidas participações na prova. Entre as mulheres, Paloma Nogueira venceu com o tempo de 1h00min53. Já nos 4 km, os campeões foram Thiago Cecchini e Andreia de Souza.
Na categoria militar, Renan Drehmer e Giovanna Frate venceram os 15 km, enquanto Abel Luiz Pego e Daisa Queiroz foram os melhores nos 4 km.
A edição também teve forte presença de atletas PCD, com mais de 154 inscritos, incluindo nomes de destaque do paradesporto nacional, como Verônica Hipólito, Ricardo Mendonça e Fernando Aranha.
Como parte da programação, no sábado (1/123), foi realizada a Sargento Gonzaguinha Kids, com provas para crianças de 4 a 12 anos na pista de atletismo da EEFPM.
A Corrida Sargento Gonzaguinha é realizada sempre no segundo final de semana de dezembro, integra o calendário oficial de provas do Estado de São Paulo e homenageia o sargento da PM Luiz Gonzaga Rodrigues, o Gonzaguinha, multicampeão brasileiro em provas de meio-fundo e fundo e duas vezes vice-campeão da Corrida Internacional de São Silvestre.



