Assine nossa NEWSLETTER

Programe-se com nosso CALENDÁRIO

  • Home
  • »
  • Notícias
  • »
  • Jacob Kiplimo, de Uganda, bate o recorde mundial de meia-maratona em Barcelona, com 56:42

Jacob Kiplimo, de Uganda, bate o recorde mundial de meia-maratona em Barcelona, com 56:42


O ugandense Jacob Kiplimo quebrou o recorde mundial da meia-maratona com 56:42* na prova de Barcelona, disputada na Espanha neste domingo (16/02).

Aos 24 anos, o atleta, que foi medalha de bronze nos 10.000 metros nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2021 e campeão mundial da meia-maratona em 2020, superou em 48 segundos a marca anterior, do etíope Yomif Kejelcha, que era de 57:30. Essa é a maior melhora já registrada no recorde masculino dos 21,1 km e a segunda vez que Kiplimo crava um recorde mundial na distância.

Em 2021, ele havia estabelecido a marca de 57:31 em Lisboa, que depois foi superada por Kejelcha. Agora, em Barcelona, ele não apenas recuperou o recorde, mas também se tornou o primeiro atleta da história a correr uma meia maratona abaixo de 57 minutos.

A prova aconteceu sob condições climáticas ideais, com temperatura de 13ºC e sem vento. No percurso, Kiplimo também bateu a melhor marca mundial nos 15 km, com o tempo de 39:47.

O ugandês já correu em 2019 no Brasil, quando tinha apenas 19 anos, e protagonizou uma final histórica na São Silvestre, quando foi superado nos metros finais pelo queniano Kibiwott Kandie.

Kiplimo fará sua estreia nos 42 km na Maratona de Londres, marcada para 27 de abril.


Joyciline Jepkosgei brilha com recorde pessoal
Na prova feminina, a queniana Joyciline Jepkosgei foi a campeão em Barcelona, estabelecendo um novo recorde do percurso e garantindo sua segunda vitória consecutiva na prova, além de recorde pessoal na distância. A atleta, que já foi recordista mundial na meia, cruzou a linha de chegada com 1:04:11.

*marca sujeita à ratificação