Notícias André Savazoni 30 de outubro de 2018 (0) (226)

Inscrições para a Comrades-2019 acabam em apenas uma semana  

Com uma demanda sem precedentes, foram preenchidas em apenas uma semana as 25 mil vagas para a edição de 2019 da Comrades, a mais famosa ultramaratona do mundo, e que acontecerá no dia 9 de junho. No próximo ano, o percurso será em subida, na distância de 87 km, saindo de Durban, no litoral da África do Sul, e chegando em Pietermaritzburg.

Atletas de 80 países garantiram presença na prova, com os maiores grupos de estrangeiros vindo do Reino Unido, Zimbábue, Índia, EUA, Brasil e Austrália.

Entre 1º de março e 15 de abril de 2019, de acordo com o regulamento, estará aberta a janela de transferência de inscrições. Assim, alguém que se machucar durante treinamento ou que não poderá correr por algum outro motivo, terá a possibilidade de passar a vaga para outra pessoa, que será inscrita no lugar. Mesmo com essa alternativa, costumam largar em torno de 20 mil pessoas.

Para participar da Comrades, a idade mínima é de 20 anos no dia da prova, sendo necessário ter um tempo de sub 4h50 em uma maratona oficial recente (realizada entre 26/08/2018 e 02/05/2019).

Em função dos tempos de classificação, o corredor larga em uma das 8 baias. Detalhe: valem os tempos brutos na ultramaratona, ou seja, desde o momento do tiro de largada. Mas como a saída é muito bem organizada, com rigor e respectivo respeito na entrada das baias, perde-se poucos minutos até o pórtico.

O tempo-limite na Comrades é de 11:59:59, com vários pontos de corte no percurso. De ordem prática, poucos corredores não conseguem completar a distância, talvez porque a maioria vai para a prova muito bem treinado. Normalmente, a largada é com baixa temperatura (menos de 10 graus) e a chegada com 25 a 30 graus. Em pouquíssimos anos o clima não colaborou.

Aqui no site, no campo “RELEITURA”, estamos publicando matéria de janeiro de 2007, do editor da CR, Tomaz Lourenço, em que convidava os leitores a também participar da Comrades desse ano, o primeiro em que o editor correu, como parte da comemoração dos seus 60 anos. Ele completou em 10h50 (“em descida”) e voltou em 2008, desta vez fechando a ultra em 10h12 (“em subida”). Não grande diferença entre correr do litoral (Durban) para a montanha (Pietermaritzburg), por 87 km, e no sentido inverso (89 km), como pode parecer à primeira vista. Aliás, os recordes nos dois casos são muito próximos.

Para quem pretende ir para a Comrades-2019, também é possível se inscrever (como nas Majors) comprando os pacotes das agências de viagem credenciadas. Parceira da CR, a Rent A Tour (www.rentatour.com.br) está com os pacotes abertos e tem vantagens para os assinantes da revista.

Veja também

Leave a comment