A 119ª edição da Maratona de Boston, marcada para a próxima segunda-feira, irá gerar uma movimentação financeira de US$ 181,9 milhões para a Grande Boston, de acordo com os números divulgados pelo Greater Boston Convention & Visitor Bureau, por meio do presidente Patrick Moscaritolo.
Esse levantamento inclui os gastos dos mais de 30 mil inscritos, sendo 5.400 estrangeiros, representantes de 86 países, além dos Estados Unidos (são 135 brasileiros na lista de participantes). Além disso, são esperados 1,2 mil integrantes da mídia para cobrir a prova, a mais antiga do mundo, realizada ininterruptamente desde 1897 (em idade, só perde para a maratona olímpica, estreante de 1896, mas que ocorre a cada quatro anos).
“Depois de um inverno muito difícil para a economia de Boston (devido ao frio intenso, que afastou os turistas e castigou os moradores), todos nós estamos olhando para a frente e a Maratona de Boston deste ano trará impactos notáveis para a nossa comunidade”, disse Moscaritolo.
A edição de 2014 de Boston gerou um impacto de US$ 176.800 e teve 32.458 inscritos, perdendo apenas para a edição de 100 anos, em 1996 (38.708 participantes).
Neste ano, essa estimativa de US$ 181,9 milhões está baseada nas despesas totais dos 30 mil inscritos e acompanhantes (US$ 101,8 milhões); na captação das ações de caridade (US$ 25 milhões); na despesa total dos espectadores e visitantes (US$ 30 milhões); no patrocínio total e gastos em mídia (US$ 15 milhões) e na despesa total do Boston Athletic Association (BAA), organizador da prova (US$ 10,1 milhões).
A feira de entrega dos kits (uma das mais completas do mundo) ocorre de amanhã até domingo, no Convenção Memorial Center (na Boylston Street, 900, bem próximo da famosa “Finish Line”, a linha de chegada de Boston). No total, serão mais de 200 expositores e expectativa de 100 mil visitantes.
Mais informações em www.baa.org. A Contra-Relógio estará presente em Boston a partir de hoje, com a cobertura exclusiva pelo quarto ano consecutivo na edição de maio.