A IAAF divulgou o programa-horário e o número de vagas para cada prova do 17º Campeonato Mundial de Atletismo, que será realizado em Doha, no Catar, com início no dia 27 de setembro de 2019.
A competição terá dez dias de duração e o palco será o Estádio Internacional Khalifa.
Logo no primeiro dia, a principal atração será a maratona feminina, que terá largada às 23h59 no horário de Doha (no Brasil são seis horas mais cedo). O campeonato termina no dia 6 de outubro e, de acordo com a tradição, com a disputa dos revezamentos masculino e feminino de 4×400 m.
Os índices mínimos serão anunciados apenas em novembro, mas seguirão novos critérios. O sistema de qualificação combina as posições dos atletas nos rankings mundiais da IAAF e convites para o preenchimento de vagas.
Atletas individuais podem se qualificar de três formas:
– estar entre os atletas mais bem classificados no final do período de qualificação, de acordo com os Rankings Mundiais da IAAF.
– por Wild Card (convite) como o campeão do Mundial ao ar livre anterior, o vencedor da Liga Diamante de 2019 ou líder dos circuitos do Lançamento do Martelo da IAAF, da Marcha Atlética e das Provas Combinadas de 2019.
– alcançando o índice no período de qualificação de acordo com os critérios decididos pela IAAF. Eles serão divulgados no dia 1º de novembro próximo e estabelecidos com o propósito de qualificar atletas com desempenhos excepcionais que não possam se qualificar por meio dos rankings mundiais da IAAF.
Como nos campeonatos anteriores, ainda existem algumas oportunidades especiais de qualificação para federações afiliadas, sem que nenhum atleta obtenha índice e seja assim mesmo representado.
Os períodos para a obtenção dos índices são os seguintes:
10.000 m, Maratona, Marcha Atlética, Revezamentos e Provas Combinadas: de 7 de março de 2018 a 6 de setembro de 2019
Para todas as outras provas, de 7 de setembro de 2018 a 6 de setembro de 2019.