20 de setembro de 2024

Contato

Notícias André Savazoni 27 de dezembro de 2011 (19) (121)

Hora de definir as provas de 2012. Inclua a montanha no calendário

3º Vila do Farol K42 Bombinhas Adventure Marathon 2011 from BOMBINHAS ADVENTURE RUNNERS on Vimeo.

A quatro dias do término de mais um ano, muitos corredores estão descansando, outros já começaram a base e tem gente que ainda dará um sprint final na São Silvestre, no próximo sábado (31). Uma coisa, porém, todos têm em comum: é momento de definir os objetivos e o calendário de provas de 2012. Principalmente para quem pretende correr no exterior (Maratonas de Paris e Berlim, por exemplo, inscrições só com agências agora). Independentemente de suas metas, inclua a montanha em sua programação. Em treinos e, se possível, em provas. As distâncias são as mais variadas, isso não será um problema, mas um auxílio. Veja o calendário com diversas opções no final do texto.

Mesclar a preparação entre asfalto e trilhas traz inúmeros benefícios, como fortalecimento muscular e melhora cardiorrespiratória, porque subidas e descidas íngremes não faltam. Além de trazer um alívio para as articulações com a troca do piso. Quer bater o recorde pessoal na meia ou na maratona, garanto que ficará mais fácil se incluir as montanhas em sua planilha. E vice-versa. Quer se destacar em provas off-road? Então, por que abrir mão da velocidade ganha em treinos no asfalto plano ou em pistas de atletismo?

Copa Paulista de Montanha – Atibaia-2011

Isso sem contar os benefícios que traz para a alma percorrer trechos na Serra do Mar, por exemplo. Ter acesso a praias e poder observar parte do litoral ou do interior inacessíveis no dia a dia. Aceite a sugestão, experimente e, depois, deixe seu relato aqui no blog. Garanto que será uma experiência inesquecível.

Os vídeos que separei e estão espalhados pelo texto mostram etapas da Copa Paulista e do Brasileiro de Montanhas, da K42 Bombinhas (que corri em 2011 e estarei em 2012), do novo circuito K21, do Mountain Do e da Maratona Cross-Country de Buzios.

Outro fator bem interessante: a infraestrutura montada em todas as provas beneficiam quem gosta de viajar com a família. As crianças podem ir juntas que não faltará espaço para elas, principalmente nas competições no litoral e as do Mountain Do.

Campeonato Brasileiro de Montanha – Piquete-2011

Mountain Do Praia do Rosa-2011

Maratona Cross-Country de Buzios

Separei algumas provas, com datas, mas antes é bom acessar os sites oficiais para conferir, porque com a natureza envolvida, sempre há possibilidade de pequenos ajutes, que incluem alterações no calendário.

Mountain Do (www.mountaindo.com.br) – Costão do Santinho (6, 7 e 8 de abril); Canela (5 de maio); Campos do Jordão (23 de junho) e Praia do Rosa (25 de agosto).

Corridas de Montanha (www.corridasdemontanha.com.br)
Copa Paulista:
Mairiporã (29 de janeiro); São Sebastião (26 de fevereiro); Paranapiacaba (24 de março); Campos do Jordão (29 de abril); Santo Antônio do Pinhal (27 de maio); São Roque (24 de junho); Paraibuna (29 de julho); Piquete (26 de agosto, noturna); Atibaia (30 de setembro); Mogi das Cruzes (21 de outubro); São Bento do Sapucaí (25 de novembro);
Campeonato Catarinente: Florianópolis (17 de março);
Campeonato Carioca: Petrópolis (15 de abril); Paraty (10 de junho); Saquarema (28 de julho); Maromba (16 de setembro);
Campeonato Mineiro: Extrema (14 de julho, noturna);
Circuito do Cerrado: Brasília (Fazenda Taboquinha, 6 de maio; Clube Campestre Gravatá, 4 de agosto e Fazenda Taboquinha, 4 de novembro);
Maratona de Montanha: Chapada Diamantina, em Igatu-BA (13 de outubro).

Maratona Cross-Country de Buzios (www.maratonacrosscountrybuzios.com): 11 de novembro.

K42 Bombinhas (www.bombinhasrunners.com.br): 18 de agosto.

Série K21 (www.bombinhasrunners.com.br): Arraial do Cabo, no Rio de Janeiro (5 de maio); Ilha do Mel, no Paraná (15 de julho).

Circuito Internacional K21 – Etapa Rio de Janeiro

Veja também

19 Comments on “Hora de definir as provas de 2012. Inclua a montanha no calendário

  1. Nas montanhas, quero fazer o k42, mas não os 42 km, e 3 Mountain Do (Costão, Lagoa e Praia do Rosa). Se der, o Volta à Ilha em Floripa também. O maior problema é o preço da inscrição. Vou me organizar desde já pra ver se consigo fazer isso tudo, além das provas normais em asfalto.

    ———————–

    Enio, realmente, os preços muitas vezes atrapalham. Mas você tem uma grande vantagem: está em Floripa e, assim, não tem o problema do hotel na maioria das provas. Acho que até para Bombinhas e Praia do Rosa dá para ir e voltar no mesmo dia, não é?

    Assim, facilita demais. O duro sou eu que, para ir até aí, são várias viagens!

    Abraço
    André Savazoni

  2. Eu tenho dúvidas de como encaixar, por exemplo, um Mountain Do com uma meia-maratona na programação. Eu vou fazer a Meia das Cataratas em jullho e a Meia de Buenos Aires em setembro e penso em fazer o Mountain Do da Praia do Rosa em agosto, é possível? Não vou prejudicar a preparação?

    ————————

    Matheus,

    A prova entra como um longo. Ao invés de fazer o longão de sábado, você faz o Mountain Do Praia do Rosa. Basicamente, é isso. Colocando, durante as semanas, um dia de treino (pode ser rodagem) em trilhas.

    Agora, sua dúvida deve ser a de muitos, vou procurar fazer um texto com treinadores para fazer essa mescla, de orientação mesmo. Como encaixar uma prova de trilhas na preparação para o asfalto.

    Abraço
    André Savazoni

  3. E não dá prá deixar de fora o Desafrio em Urubici-SC (52k), e o Praias & Trilhas (84k) em Floripa, que em 2012 não vai acontecer, mas a EcoFloripa vai fazer uma prova-surpresa de montanha em Outubro! E vamos pôr o pé na lama!!! Abraço!

  4. Já fiz algumas corridas de montanha e recomendo 2.

    Paranapiacaba por ser bem “divertida”. Trechos de lama até o joelho, atravessar rios, subir cachoeiras… Adorei!!!!
    12km que passam num piscar de olhos, deixando um gostinho de quero mais alguns kms…

    Extrema pelo desafio. Prova noturna de 24km. Trajeto muito, mas muito difícil. Prova pra quem gosta de vencer desafios superando seus próprios limites. (fiquei 2 dias após a prova quase sem andar, com a musculatura bem dolorida) rsss

    Obs: Apareço nesse video de Atibaia no 3:09min rssss

  5. Bacana o trabalho e a sua divulgação André!

    De fato, a montanha ajuda demais na preparação para o asfalto.

    Porém, o grande atrativo que eu vejo é a possibilidade de ir a lugares que, não fosse uma competição como essas, eu jamais teria a missão de visitar.

    Diversão para uns, performance para outros e nós; montanheiros, corredores e espíritos livres; estamos todos num barco só chamado Planeta Terra.

    Abraços e feliz 2012!

  6. André concordo com tudo, só um parenteses: quando vc introduz o texto, falando que muitos estão descansando, outros fazendo base e outros dando o último sprint na SS…vc esqueceu daquelas que sairam da SP- Rio direto para os treinos de subidas,tiros,escadas e descidas malucas para o Moutein do em janeiro, kkkk.Enfim, até agora não sei se estou treinando para uma montanha ou se o desafio será o Deserto mesmo; com suas contrariedades temperaturas extremas, altitude e ar com 7% de umidade. Mas com toda certeza a decisão foi tomada na K42- bombinhas e atualmente está muito fácil correr no plano e asfalto, pois há 2 meses faço longões e curtas distâncias em subidas e variação de terrenos, UFA!

  7. André, começei a treinar na montanha em junho de 2011 com a JVM do josé virginio de morais, tri-campeão paulista de corridas de montanha e em 6 meses baixei meu tempo em meias de 1h46 para 1h39 e no final de 2011 completei uma ultra de 50km (greenrace) as 24hs de campinas com 101 km rodados, tudo devido aos treinamentos de montanha.

  8. Esse ano já vai ter Volta a Ilha e K42 bombinhas tá na mira… 🙂

  9. Minhas provas de 2012: Circuito de Corridas dos Carteiros, 3 ou 4 etapas, primeira dia 29 de janeiro em Osasco. Meia Maratona de Florianópolis – aguardando regulamento, Meia Maratona de SP – Corpore. Maratona de Porto Alegre. Talvez a maratona de NY. Sem corridas de montanha, boas pra torcer o tornozelo, machucar o joelho e atrapalhar a preparação para provas no asfalto, além de custarem muito caro.

  10. Muito verdade, André. Morar em Floripa me permite ir e voltar no mesmo dia. É perto. Já fui pra Blumenau, Pomerode e Gaspar na dia da prova. 2 horas de viagem dá pra encarar.

    E o custo diminui um pouco. Por isso que talvez dê pra fazer todas essas provas que eu quero. Quem tem que ficar em hotel gasta um pouquinho mais. Mas sempre vale a pena.

  11. Volpão, tô contigo. Aliás, o ano inteiro fiquei fazendo corrida em montanha, sem preocupação com performance. Engordei sem culpa, inclusive. K42, 50k de Salta, Paranapiacaba, Corrida das Torres, Green Race. No final do ano voltei pro asfalto, um mês e meio de preparação meia-boca e… recorde pessoal em meias. Sim, montanha é bom pro asfalto. Mas mais do que isso, é bom pra vida, bom pra renovação da paixar pelo correr. O que é mais peculiar nessa história toda é que apesar das várias provas de montanha, torci o tornozelo justamente nessa última meia-maratona, no km 19. Nada grave, tanto que deu pra continuar e baixar o tempo. Mas serve pra desmitificar um pouco e tirar o medinho de besta de ter medo da natureza. Respeito pela natureza, medo não!

  12. Sempre tive vontade de participar de provas que fugissem um pouco do cenario do asfalto, misturando um pouco de tudo: terra, lama, rio, vegetacao, enfim, curtindo a natureza atraves da corrida e inicialmente sem pretensao de baixar o tempo, mas simplesmente, por diversao.

    Por indicacao de um amigo de equipe, espero em 2012 fazer a minha estreia nas corridas de montanha em Paranapiacaba e assim aliar duas paixoes: corrida e natureza.

  13. Convido a vcs conhecerem o interior do Maranhão, com paisagens belíssimas e muitas trilhas. Participe da 1° corrida e caminhada de Gonçalves Dias-MA dia 22 de janeiro.

  14. Mensagem: Chegamos ao final da SEMANA DO ORGULHO DE GONÇALVES DIAS-MA com o sentimento do dever cumprido, foi a missão mais difícil de minha vida, porém nas Forças Armadas somos treinados para momentos de crise como este, com isso, fui perseverante e guerreiro. Tudo deu certo a cidade ganhou muito com o projeto, quando duvidaram eu acreditei na nossa terra e sempre confiei nos homens e mulheres deste município . Acreditem num futuro melhor para seus filhos e netos , como na luta de “Davi contra Golias” que o mais fraco vence o mais poderoso e o mais humilde supera o mais rico. Sejam perseverantes não desistam dos seus sonhos, somos tds brasileiros e iguais perante a constituição e principalmente com Deus! Sim nós podemos.

  15. A equipe de organização da 1° corrida e caminhada de Gonçalves Dias-MA agradece a Agência do Bradesco em GD pelo apoio prestado com a doação de donativos para o evento e ressalta a importância do esporte para desenvolver nos gonçalvinos os sentimentos mais nobres do ser humano: o caráter e a verdade, além disso, a camaradagem e a importância do trabalho voluntário muito puoco aproveitados em nossa cidade. Na próxima edição solicito mais apoio do Bradesco, tendo em vista que é para o desenvolvimento sociocultural de nossa cidade, a 1° corrida foi um sucesso , mesmo com pouco apoio financeiro.
    Atenciosamente: Sargento Aurino Filho
    Classificação final da corrida e caminhada de Gonçalves Dias-MA.
    Masculino:
    1- Manoel Pereira (Coroatá) Tempo: 13 min e 15seg – n°268
    2- waldenilton dos santos silva 14 min e 30seg -n°002
    3- adones da silva dias 15min e 05seg – n°258

  16. chegada do 1° colocado:
    Classificação final da corrida e caminhada de Gonçalves Dias-MA.
    Masculino:
    1- Manoel Pereira (Coroatá) Tempo: 13 min e 15seg (centro) n°268
    2- waldenilton dos santos silva 14 min e 30seg n°002
    3- adones da silva dias 15min e 05seg n°258

  17. Feminino:Ordem crescente
    1- eliane francisca da silva Tempo:18 min e 13seg n°001 ( na foto s/n)
    2- zilmara rodrigues da silva 20 min e 01seg n°022
    3- joana d’arc lima da silva 26 min e 30seg n°271 (na foto s/n)

Leave a comment