Notícias Redação 3 de julho de 2023 (0) (1183)

Hoka Speed Run SP reúne mais de 5 mil corredores na capital paulista

A Hoka Speed Run SP reuniu neste domingo (02/07) mais de 5 mil corredores na manhã fria da capital paulista para correr três distâncias: 30 km, 15 km e 7,5 km. As provas largaram em frente ao Parque do Povo e seguiram um trajeto de ida e volta na Marginal Pinheiros.  


Os campeões dos 30 km, que largou às 5h30, foram Francisco Barbosa dos Santos (1:41:42), o Chiquinho, e Marizete da Veiga Medeiro (2:00:43). Os dois corredores aproveitaram a distância para fazer um treino de luxo para os 42 km. Chiquinho, que tem 50 anos, se prepara para correr uma maratona em agosto, e Marizete fará a Maratona de Blumenau, em julho.    


“Eu estava em terceiro até quase a metade da prova e depois dos 14 km assumi a liderança e fui até o final. Aos 50 anos continuamos aí correndo na ponta, firme e forte. Já foi um treino pensando na maratona que vou fazer em agosto”, conta o campeão.  

“Primeira vez que corri uma prova de 30 km. Foi um treino de luxo para Blumenau. Faltam três semanas. A prova foi bem tranquila, plana. Havia duas subidas, mas nada que atrapalhasse. A todo momento tinha alguém do lado e isso foi muito bom”, destaca Marizete, que é de Porto Alegre e veio a São Paulo especificamente para a prova.



Nos 15 km, que teve a largada às 6h30, Melquisedeque Messias foi o campeão com 48:31. “É uma prova sensacional, por ser plana e clima agradável. Queria fazer um ritmado de 3’10, mas, como corri sozinho a primeira parte, na segunda soltei um pouco o ritmo. O público vibrando no meio do percurso foi sensacional”, destaca o atleta de Itapira, interior de São Paulo.

No feminino, a campeã foi Marilene de Jesus Ferreira, que fechou os 15 km em 59:48.

“A vitória nos 15 km veio no momento certo. Estou migrando para as provas longas. Foi um ritmo muito confortável e bom. O percurso ajudou muito. Já saí liderando a prova. Imprimi um ritmo e segurei a cada km. Estou feliz com o tempo. Bati meu RP”,  comemora a atleta.


André Santana (23:21) e Najara Cristina Louzada (29:45) foram os campeões dos 7,5 km.

Entre os corredores amadores, a distância de 30 km também caiu como uma luva para aqueles que estão se preparando para uma maratona. No total, o evento teve 2047 concluintes nos 30 km, 2043 nos 15 km e 1088 nos 7,5 km.



O paulista Moisés Lourenço optou pelos 30 km como um treino para a SP Marathon City, que acontece no final de agosto.
“Acabei chegando 10 minutos atrasado para a largada, mas fiz uma boa prova, porque o percurso é uma delícia, o clima estava ótimo e a hidratação foi perfeita. Saiu um pouco mais forte do que o planejado. Era para ter segurado, mas na segunda metade apertei um pouco”, conta Moisés, que fez um ritmo progressivo, terminando em 2:38.

Fã da Hoka, o cearense Tarcísio Ribeiro, de Fortaleza, desembarcou em São Paulo na manhã do sábado exclusivamente para correr na capital paulista. “Cheguei ontem pela manhã e volto hoje no final da parte. Amo são Paulo, amo as provas daqui. E amo a marca também. Esse percurso foi muito bom, uma reta, vai e volta. Deveria ter feito os 30 km, mas não estava treinando direito. Resolvi ficar nos 15 km mesmo”, disse o corredor, que terminou a prova com o tempo de 1:15.  



A corredora Gleice Ane Justina, de Mogi das Cruzes, interior paulista, também foi outra que viajou para São Paulo especificamente para participar da prova. Viemos em 10 pessoas da assessoria. “Saímos de Mogi numa vã às 3h30 da manhã e chegamos aqui às 5h”, conta a corredora, que correu os 15 km. “Foi linda a prova, o percurso extremamente plano. Correr em São Paulo é maravilhoso. Gosto de vir para cá não só para correr mas também para passear.” Ela terminou os 15k em 1:19.

O paulista Renan Ferreira Pimentel optou pela distância de 7,5 km na sua terceira participação no evento. Ele terminou em 45 minutos. “Já conheço o percurso e estou acostumado. Fiz em 2018 e 2019 e agora. A prova é bem legal, o percurso é bom e a estrutura é ótima.”

Fotos: Fernanda Paradizo

Veja também

Leave a comment