O verão se aproxima e com ele as ondas de calor. A hidratação passa a ser ainda mais importante já que o exercício no calor não só aumenta a perda de água mas também de minerais. Mas o que beber quando a vontade de água não surge? Há algum problema no consumo de cerveja após a corrida?
De acordo com uma nova pesquisa publicada por pesquisadores espanhóis, a ingestão moderada de cerveja não prejudica a reidratação de praticantes de corrida. Em geral, recomenda-se que bebidas utilizadas para reidratação de corredores contenham, pelo menos, água, carboidratos e potássio.
A água é uma substância incrível. Em nosso corpo lubrifica articulações, transporta nutrientes, contribui para a eliminação de toxinas, regula a temperatura corporal, participa da estrutura dos tecidos. Sem ela, nossas células não funcionam, o risco de doenças aumenta, a recuperação após o exercício é atrasada. Quando se transpira muito no calor, mais água é perdida pela transpiração, o risco de desidratação aumenta e consumo de líquidos deve ser ainda maior.
No estudo espanhol, 22 homens fisicamente ativos correram por 1 hora. No primeiro dia puderam se reidratar com água, na quantidade que desejassem. No segundo dia a reidratação foi feita com 660 ml de cerveja e posteriormente água à vontade. Peso, exames de sangue e urina foram acompanhados antes e após a corrida, em cada dia.
O interessante é que não houve diferenças entre os grupos, ou seja, mesmo com o consumo de cerveja após o treino, todos os parâmetros avaliados mostraram que a reidratação foi similar nos dois grupos. Desta forma, os autores avaliaram que o consumo baixo de cerveja não é um impeditivo para a reidratação de corredores.
Assim como as bebidas esportivas, a cerveja também fornece carboidratos (em menor quantidade), potássio (em maior quantidade) e sódio (em menor quantidade), como pode ser observado na tabela.
Componentes Cerveja regular Cerveja com baixo teor alcoólico Bebida esportiva
Álcool (g) 3,96 0 a 3,5 0
Valor energético 42 kcal 34 kcal 32 kcal
Gordura (g) 0 0 0
Proteína (g) 0,5 0,2 0
Carboidratos / açúcares (g) 3,1 2,1 7,9
Água (ml) 92 97 92
Potássio (mg) 37 34 2,2
Sódio (mg) 4,4 7 24
Contudo, a cerveja também fornece álcool, substância que eleva inflamação, produção de radicais livres e de toxinas. De fato, estudos que utilizaram quantidades maiores de álcool apresentaram resultados diferentes, com atraso na recuperação e queda no rendimento de praticantes de atividade física. Por isto, abuse da água, e se transpirar muito consuma também bebidas esportivas. Deixe a cerveja por último e em menor quantidade.