Notícias André Savazoni 1 de março de 2012 (13) (113)

Há treinos que fazem muito bem para a cabeça, te deixam confiante

A preparação para a maratona é longa. Cansativa. Desgasta cabeça e corpo. Os longões são cada vez mais longões. A quilometragem semanal só aumenta. Eu adoro. Me apaixonei pela distância. Desde o começo do ano passado, treino exclusivamente para os 42 km. Primeiramente, Porto Alegre. Depois, Punta del Este (Uruguai). Em abril de 2012, a centenária Boston… Faço 95% do treinamento sozinho. Seja velocidade ou resistência. E há treinos que fazem muito bem para a cabeça, te deixam confiante. Como o de 12×400 m desta quinta-feira (1º).

Confesso que, antes, ia para os longões com sorriso no rosto. Continuo assim. Deve ser algum problema, mas fico feliz demais de acordar de madrugada aos sábados para rodar 24, 27, 30, 32 km… Porém, sempre virava a cara (o sofrimento era demais) para os famigerados tiros. As séries de 12×400 m ou 6×800 m ou 6×1.000 m só para citar algumas das torturas modernas. Sofria com antecedência. Hoje, não. Estou (um pouco) mais experiente e confiante. Tenho muito a aprender, mas uma coisa está resolvida: não sofro mais por antecedência. O negócio é na hora, sem pensar, vamos até o final. Vale o mesmo para o antes da prova.

Nesta quinta-feira (1º), fiz o treino de 12×400 m mais redondo até hoje, controlando o ritmo e não sendo controlado por ele. Pela primeira vez, mesmo forçando bastante em um dia quente sem qualquer sombra na pista de atletismo do Bolão, não terminei sentindo o “pulmão sair voando”, pelo contrário, a recuperação foi muito boa e, no final, as pernas é que acabaram mais “judiadas”.

As passagens (com 1 minuto de intervalo e 1:40 a cada 4 tiros) foram 1:25, 1:23, 1:22, 1:19, 1:21, 1:21, 1:21, 1:21, 1:23, 1:21, 1:18 e 1:17. Se fosse para o Desafio Sub 40, acredito que a média deveria ter sido mais baixa, mas como o foco é a maratona (e será pelos próximos anos), fiquei muito confiante. Há treinos que fazem muito tem para a cabeça, te deixam confiante. Esse foi um deles.

Mas o treino passou. Tem muito esforço ainda até o dia 16 de abril. No domingo, por exemplo, vamos ver se baixo meu recorde pessoal mundial da Meia-Maratona de São Paulo. Tomara, apenas, que São Pedro se faça presente e aumente a umidade do ar, diminuindo a altíssima temperatura. Caso contrário, será “somente” mais um longão para a conta! Nesta sexta (02), estarei com o Sérgio Rocha e o Tomaz Lourenço no estande da Contra-Relógio na entrega dos kits. Se tiver um tempo, passe por lá. E vamos aos treinos.

Veja também

13 Comments on “Há treinos que fazem muito bem para a cabeça, te deixam confiante

  1. Parabéns André!

    eu confesso tb que antes eu virava a cara para os treinos de tiros, especialmente aqueles tiros longos acima de 1.000 m. À medida que vamos nos adaptando ao esquema de treinamento da maratona, descobrimos que esses treinos são fundamentais para melhorar o ritmo durante as provas longas. É isso aí, parabéns e você está na trilha certa para fechar Boston com sucesso.

    Abraços,

    Luis Claudio R da Silveira

  2. Muito legal André!
    Confesso que sou apaixonado por treino de tiros.
    Muito bom a sensação de usar toda sua força para concluir uma pequena distância. Nesses treino gosto de lembrar de figuras como Bolt, Michael Johnson (que velho eu sou rsrs).

    Hoje troquei meu treino de ritmo por um intervalado de 8x500x500 (500m forte por 500m leve) com 2 km de aquecimento por 2 k de desaquecimento (que o Balu não leia isso rsrs)

    Sai renovado do parque onde treino.

    Considerando que sai do periodo de 8 semanas de base. Sentia travado. Mesmo correndo na montanha, perdi um pouco a confiança que poderia correr rápido como estava até o final de 2011.
    Precisava correr rápido novamente para lembrar como é bom fazer tiros.

    Gosto dos treinos de ritmo, mas o que me renova mesmo são os tiros.

    Vamos combinar um dia treinar juntos aí em Jundiaí. Para isso precisaria ser um sábado, dificil no momento que você está agora devido aos longões.

    Vamos nos falando.

    ——————————–

    Sim, Angelo, acaba pegando por causa dos longões, em relação ao sábado. Quem sabe em um feriado.

    Agora, quando faço tiros, daí, é o único dia que faço o desaquecimento, dou umas voltas na pista e volto para casa correndo.

    Abraço
    André

    Abração!

  3. Olá André, fico feliz por você, pois estou acompanhando seu esforço que indiretamente passa para mim no meu treinamento, como inspiração. Parabéns.

    —————————

    Fábio, valeu, é sempre bom ter os amigos por perto nos treinos, mesmo que seja com planilhas diferentes. E, nas últimas semanas, você ajudou bastante nos tiros.

    Abraço
    André

  4. André ! fico contente qd alguem faz seus treinos so e ainda da seus tiros de meta p compenssar! eu na verdade n tenho tanta oportunidades p esses treinos c tiros ta meio q cumplicado p eu dar inicio nao tenho n onde treinar direito corro por ai pelas ruas as vezees vou longe no bosque da raposo semucam.gostei da corrida de sao sebastiao valeu! gostei do video foi lida filmagem! parabens,pelos esforcos! abrcs!!!

    ———————

    Wilson, tenho a vantagem de ter a pista pública e moderna do Bolão aqui em Jundiaí. Toda demarcada e oficial. Isso facilita demais para treinos de ritmo e tiros, curtos ou longos.

    Abraço
    André Savazoni

  5. André,
    por mais que eu leia que alguém gosta de tiros, isso não me entra na cabeça! Talvez um dia eu até goste, mas por enquanto eu ainda sofro (antes, durante e depois) ehehehe
    Abç

    ———————–

    Alison, os tiros são um mal necessário, rs.
    Abraço
    André

  6. André, uma dica pra quem não tem pista de atletismo e precisa fazer todos os treinos na rua: Tenho uma pista oficial de atletismo à minha disposição, mas quando chove não pode ser utilizada porque é de terra e às vezes não estou afim de me deslocar até lá pra treinar. Então o que eu fiz: Peguei minha bike, calibrei meu ciclocomputador com precisão milimétrica, comprei uma lata de tinta spray amarela e marquei km a km meu trajeto de treino num total de 8 km. Este trajeto sinallizado me permite fazer todo tipo de treino com ritmo totalmente controlado, desde intervalados (quarta-feira fiz 5 x 1.000 p/ 3´55″) até longões, pois posso fazer ida e volta e voltar em qualquer km que esteja marcado. Hoje tem treino de ritmo de 8 km p/ 4´25″ min/km. Então, ninguém precisa de parque ou pista de atletismo ou gps pra fazer treinos controlados e com qualidade e a falta de um desses ítens não é desculpa pra não treinar pra maratona.

    —————————–

    Com certeza, Julio. Para a maratona, só é necessário o tênis e o shorts (se bem que o Sérgio Rocha não concorda), além da determinação. A pista de atletismo, porém, para quem pode usar uma, ajuda bastante. Mas, como você disse, não é fundamental. As ruas estão aí. Agora, poder treinar na terra, como você falou, é um prêmio também. Gostei da ideia de marcar, medir e pintar o percurso.

    Abraço
    André

  7. Excelente série de tiros, André. Arrisco-me a dizer que estão bem próximos da velocidade para um sub 40′ nos 400 mts. Tá no caminho para as sub 3 hrs em Boston. Abs

  8. Nunca me vi tão escrito num post! Sou doido por longão, e agora tenho uma namoradinha 12×400/1min e 2min de intervalo depois do sexto. Me sinto o cara depois deste treino, lógico que meu pace é um pouco mais modesto. To treinando para sub 3h40 em POA. Abraço!

    —————————

    Muito legal, Mauro. Com certeza, alcançará seu objetivo em Porto Alegre. O fato de a maratona ter entrado no mês de junho, já vai ajudar bastante também. Ah, os longos são uma paixão mesmo. Os tiros, uma amante que exige um monte da gente, rs.
    Abraço e bons treinos
    André

  9. André, também tenho dificuldade com treino de tiros, por que no final sempre aparece uma dor que atrapalha. O que mais me traz satisfação é o de subida. Neste ano estou com a mesma agenda (Boston am abril e a meia de SP) e como tive uma lesão no fim do ano estou tomando um pouco de cuidado e em alguns momentos segurando um pouco do impeto e seguindo a risca a planilha.

    —————————

    Opa Benvenuto, estaremos juntos em Boston também. Ficarei na cidade de 14 a 17 de junho, depois, vou para Nova York. Boa prova no domingo e vá com calma mesmo, o foco é a maratona.

    Abraço
    André

  10. Parabéns André!

    Na torcida pela maratona sub 3h00. Eu adoro treinos intervalados em alta intensidade. A segunda metade geralmente é sofrida, mas quando termina…. Que delícia.

    ———————-
    Valeu Roberson, obrigado pela torcida.
    Abraço
    André

  11. É nos treinos de tiro que me sinto um “corredor”. A sensação pós-treino é fantástica.

  12. Gosto dos treinos de tiro e dos tiros em subidas. Parece até que eu sou rápido. E pior que ajuda no resto todo hehe. Muito bom. Acho que vou conseguir melhorar todos os meus tempos em 2012. Culpa dos treinos.

Leave a comment