O circuito de provas de 21 km da Asics, conhecido até o ano passado como "Golden Four", estreou em 2016 no Rio de Janeiro, no dia 15 de maio. Além da mudança de nome para "Asics Golden Run", com 3 etapas em vez de 4, o evento passa a ser propriedade da Iguana Sports, sendo a marca esportiva a patrocinadora. E a grande novidade é que a etapa paulistana, dia 31 de julho, terá além dos 21 km, também uma maratona. O circuito finaliza em Brasília, dia 12 de novembro.
A prova do Rio de Janeiro marcou então o início do circuito, depois de muita espera e apreensão por parte dos corredores, que passaram alguns meses especulando se ele aconteceria este ano novamente (depois de 5 anos de sucesso), devido à demora na definição e divulgação do calendário por parte da empresa.
No Rio de Janeiro, a corrida da Asics já era conhecida como a meia-maratona mais rápida da cidade por conta de seu trajeto majoritariamente plano e boa estrutura de hidratação, com água e isotônico a cada 3 km. E este ano não foi diferente. A largada às 7 horas da manhã e a temperatura amena também ajudaram os 5.201 corredores que concluíram a prova, contra 4.215 em 2015.
Outro ponto alto da prova é o seu cenário e a possibilidade de correr quase toda ela ao lado do mar. A prova largou na praia do Recreio dos Bandeirantes, passou pela Reserva, Barra da Tijuca e terminou em São Conrado, com direito a uma passagem pelo Túnel do Joá que dá um descanso do sol e oferece uma vista incrível da praia de São Conrado. Na chegada, havia transporte de volta para a largada para quem tivesse adquirido o tíquete antecipadamente.
A expo realizada na véspera ofereceu diversas opções aos corredores, como test-drive de produtos da Asics, teste de pisada, massagem, palestras com especialistas, entre outros. Mas o tamanho das filas e a demora para retirar o kit foi alvo de críticas dos corredores, além do local escolhido, um shopping de luxo na Barra da Tijuca, com estacionamento considerado caro para quem queria apenas retirar o kit.
Os campeões foram Damião Souza (em 1:04:24) e Adriana Silva (1:15:20), que cruzaram a linha de chegada com folga em relação aos seus concorrentes. Mais informações em: www.asicsgoldenrun.com.br