Giovani do Santos e Kleidiane Jardim foram os melhores brasileiros na 27ª Corrida Dez Milhas Garoto, realizada ontem, no Espírito Santo. Ambos terminaram na segunda colocação, atrás de quenianos. Joseph Aperumoi e Consolata Cherotich , ambos da equipe Kenia Luasa Sports Caixa, foram os mais rápidos após os 16,090 km, com largada na Praia da Camburi, em Vitória, e chegada em frente a fábrica da Chocolates Garoto, em Vila Velha.
Aperumoi, campeão em 2012 e vice no ano passado, completou a prova em 47:29, enquanto Consolata, que fez sua estreia na disputa, marcou o tempo de 59:49. Giovani dos Santos, da equipe Pé de Vento, conseguiu seu melhor resultado em seis participações na prova, com 47:31. No feminino, Kleidiane, da equipe Cruzeiro Caixa, marcou 1:00:30. A favorita Joziane Cardoso acabou se sentindo mal a poucos metros da chegada e não terminou a prova.
“Foi uma prova boa, mais uma vez. Este ano pude me aproximar mais do topo do pódio. Venho sempre trabalhando para chegar à vitória e espero que isso aconteça no próximo ano”, afirmou Giovani. “Agora é seguir trabalhando para as provas de final de ano, como Meia do Rio, Volta da Pampulha e São Silvestre.”
Especialista em provas de pista, a mineira Kleidiane festejou o resultado. “Estou muito emocionada e a ficha ainda não caiu. Esta corrida é muito forte e vencer aqui é tudo de bom. Estou há quatro anos fazendo provas de rua, mas também corro pista e representei o país nos Jogos Pan-Americanos de Toronto no ano passado. Também venci o Troféu Brasil em 2015, nos 1.500 m e 5.000 m, com ótimos tempos”, afirmou a atleta, de 28 anos, natural de Caraí, no norte de Minas Gerais.
Veja cobertura da prova pelo editor da CR, Tomaz Lourenço, na edição de outubro.