Das 21 vitórias que Giomar Pereira da Silva coleciona no Circuito de Corridas Caixa desde 2006, quatro foram na etapa de Brasília, que encerra a temporada de 2012 neste domingo. Ele defende a liderança do ranking brasileiro. A prova terá largada às 8 horas, no Eixo Rodoviário Sul, e percursos de 5 km e 10 km.
“O percurso no Eixo Rodoviário Sul é um pouco mais duro, porque a gente faz o retorno subindo. Mas vou brigar pela vitória. O Valdir (Sérgio de Oliveira) deve disputar a Meia-Maratona de Blumenau, dia 25, e é muito provável que eu não vá, já que não estou treinando para os 21 km. Com isso, a distância entre nós pode diminuir bastante. Por isso vou correr em Brasília focado em somar pontos para não deixar ele chegar muito perto”, explica Giomar.
O baiano de Jacobina foi líder do ranking brasileiro por quatro temporadas, sempre depois de vencer a prova de Brasília – em 2006, 2008, 2009 e 2011. Mais uma vez em primeiro lugar na classificação geral, com 359 pontos, neste ano Giomar vem mantendo a regularidade. Apenas no Circuito Caixa, foi ao pódio em oito das dez etapas já realizadas (1º em Porto Alegre, 2º em Uberlândia e Recife, 3º em Belo Horizonte e São Paulo, 4º em Goiânia, 5º em Campo Grande e Fortaleza).
“Esta temporada foi mais difícil, até agora, com muito mais atletas participando, o que tornou as disputas bem mais acirradas. Além disso, tive alguns problemas com contusões e quis priorizar provas mais rápidas. Se tivesse disputado uma maratona, pelo menos estaria mais tranquilo, agora”, afirma Giomar que, aos 40 anos, vê a chegada de novos talentos das corridas dificultar a sua hegemonia. “Conquistar o pentacampeonato brasileiro, já com quarentinha, me daria um gás para participar do Circuito Caixa por mais um ano. Daqui para frente, a molecada vai começar a ganhar, mas eu gostaria de competir em mais uma temporada.”
Em Brasília, Giomar terá de enfrentar José Márcio Leão, terceiro colocado no ranking com 279 pontos e seu companheiro de clube, o Cruzeiro, de Minas Gerais. A elite masculina ainda contará com os africanos Edwin Kipsang Rotich e Alphonse Felix Simbu.
No feminino, estarão na prova Roselaine de Souza Silva, Conceição Oliveira e Maria Zeferina Baldaia, respectivamente segunda, terceira e quarta colocadas no ranking. A diferença entre elas é pequena. Marily dos Santos segue na liderança com 390 pontos – ela correrá o 10k Corrida Pan-Americana, também domingo, no Rio de Janeiro, que também somará para a classificação.
“Depois das três últimas provas, percebi que ainda é possível alcançar a vice-liderança. Por isso, vou para Brasília com uma alegria muito grande e com muito mais gana de brigar pela vitória”, diz Conceição, terceira colocada no ranking nacional, com 336 pontos – 21 atrás de Roselaine de Souza Silva, vice-líder, e 14 à frente de Maria Zeferina Baldaia, quarta colocada.
Além da etapa de Brasília e da Meia de Blumenau, a Maratona de Curitiba (dia 18 de novembro), a Volta da Pampulha (dia 9 de dezembro) e a São Silvestre também contarão pontos para o ranking de 2012. Clique aqui e veja a relação completa. Os dez primeiros colocados no masculino e no feminino na classificação final receberão em 2013 ajuda de custo mensal, por meio do Programa Nacional Caixa de Apoio a Corredores de Elite, administrado pela CBAt.
Veja a classificação completa e o regulamento do ranking brasileiro de corredores. Saiba mais sobre o Circuito Caixa no site oficial.