A etíope Letesenbet Gidey, medalha de prata dos 10.000 m no Campeonato Mundial de Atletismo de Budapeste 2023, foi a vencedora do International Fair Play Award, prêmio concedido no World Athletics Awards 2023.
Membros do Comitê Internacional de Fair Play (CIFP) e da World Athletics formaram um júri para decidir os momentos de fair play e o público votou nas plataformas de mídia social da World Athletics.
A pontuação nas redes sociais foram combinadas com os votos do júri para determinar os três finalistas.
O momento de fair play de Gidey ocorreu Mundial de Budapeste 2023. Depois de garantir a prata nos 10.000m femininos, a atleta voltou para confortar a holandesa Sifan Hassan, após queda na reta final.
“Quando Sifan caiu, meu coração ficou partido. Conheço a sensação de fracasso”, disse Gidey. “Quando as pessoas estão felizes, eu fico feliz. Fico triste quando estão tristes.Estou feliz por receber o Prêmio Fair Play 2023. Obrigado”, disse Gidey após ser comunicada sobre o prêmio.
O CIFP foi criado há 60 anos para promover os princípios do jogo limpo no esporte: competição leal, respeito, amizade, espírito de equipa, igualdade e desporto sem doping. Homenageia aqueles que respeitam as regras escritas e não escritas do esporte, que incluem integridade, solidariedade, tolerância, cuidado, excelência e alegria, e que dão o exemplo aos outros, dentro e fora do campo. A primeira colaboração do CIFP com o Atletismo Mundial remonta ao Campeonato Mundial de Atletismo de 2003, em Paris. Onze prêmios foram entregues desde então.