Performance e Saúde Redação 26 de setembro de 2017 (0) (328)

Gelatina: sobremesa que previne lesões e melhora o desempenho

Grande parte das consultas médicas de corredores decorre de lesões nos músculos, tendões, ligamentos, ossos e cartilagens. Tais lesões podem ser resultado de má nutrição, treino excessivo, excesso de peso ou fraqueza na matriz extracelular. Nos ossos, por exemplo, a matriz extracelular funciona como as vigas de uma casa, sustentando suas paredes. Assim, fortalecer essa estrutura aumenta a resistência e força dos tecidos.
A matriz extracelular é como um gel rico em colágeno, que une as células do corpo. Tem duas funções principais no corpo do atleta: aumentar a velocidade durante a corrida e absorver impactos, evitando lesões. Para que ela exerça suas funções adequadamente, alguns nutrientes são necessários, como vitamina C e silício (importantes para a formação de colágeno).
Treinos com pesos e movimentos lentos protegem as articulações e aumentam o conteúdo de colágeno na matriz extracelular da musculatura. Já para o depósito de colágeno na matriz que sustenta ossos, ligamentos, tendões e cartilagens, exercício não basta. Estudos mostram que o descanso adequado é o fator mais importante. Além disso, o consumo de suplemento de colágeno hidrolisado por 8 semanas mostra-se eficiente neste sentido.
Opção interessante é o consumo de gelatina, um alimento rico em colágeno. A gelatina também pode ser diluída em suco de fruta rico em vitamina C, como laranja, limão, caju, abacaxi, acerola e camu-camu (fruta amazônica). O suco também pode ser adicionado de fontes de silício, como maçã, manga, banana, repolho, cenoura, pepino, amendoim, amêndoas e soja.
Outra forma de consumir a gelatina (ou o suplemento de colágeno) é como uma vitamina de kefir. O kefir é uma cultura de bactérias benéficas, que melhora a imunidade, reduz a inflamação dos tecidos e reduz a rigidez das articulações. O produto não é vendido no Brasil. Mas você encontra grupos nas redes sociais que fazem a doação gratuitamente. E é fácil encontrar; procure em sua cidade. O kefir de leite também é fonte de cálcio, mineral importante para a saúde óssea.
Para os corredores que já apresentam desgastes nas cartilagens, sucos ou vitaminas com colágeno também podem ser adicionados de suplementos em pó, como glicosamina e condroitina. A suplementação reforça as cartilagens e previne sua degradação. Também reduz a inflamação em tendões, ligamentos e cartilagens, aliviando a dor.

 

RECEITAS RECUPERADORAS

Vitamina com gelatina
Ingredientes:
– 1 caixa de gelatina de morango ou uva
– 2 xícaras de chá de leite de soja ou amêndoas
– 1 banana picada ou 1 xícara de morangos picados
Modo de preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva.

Mousse de morango com kefir
Ingredientes:
– 1 litro de kefir de leite
– 1 caixa de morangos
– 1 lata de creme de leite
– 1 colher de chá de essência de baunilha
– 1 envelope de gelatina sem sabor
– açúcar, mel ou adoçante a gosto
Modo de preparo:
Lave bem os morangos e amasse-os com o garfo. Misture o kefir de leite e o creme de leite até que fique homogêneo. Adicione a essência de baunilha e o açúcar. Derreta a gelatina conforme as instruções da embalagem, espere esfriar e junte à mistura. Coloque em taças e leve à geladeira. Enfeite com morangos e sirva.

Iogurte de kefir
Ingredientes:
– 250g de ricota ou cream-cheese
– 500 ml de kefir de leite
– 1 xícara de água quente
– 1 caixa de gelatina (sabor de sua preferência)
– 1/2 xícara de leite
– açúcar, mel ou adoçante a gosto
Modo de preparo:
Dissolva a gelatina em 1 xícara de água quente, deixe esfriar e bata no liquidificador com os demais ingredientes. Coloque em taças e leve à geladeira.

Veja também

Leave a comment