A 96ª Corrida Internacional de São Silvestre, que deveria ser realizada em dezembro do ano passado, foi transferida para o dia 11 de julho. Enquanto a data não chega, os fãs da principal corrida de rua da América Latina poderão acompanhar um documentário especial no site GazetaEsportiva.com, com capítulos inéditos todas as quintas-feiras.
O primeiro episódio, já no ar, aborda os detalhes sobre a origem da Prova e qual foi a inspiração de seu idealizador para a realização do evento. As primeiras vitórias e grandes nomes do atletismos que passaram pelas ruas de São Paulo, desde a estreia em 1925 até a abertura aos estrangeiros, abrem o documentário.
O segundo episódio mostra o fim do jejum brasileiro passando pela edição histórica de 1980, quando o atleta José João da Silva levou o Brasil novamente ao topo do pódio.
No terceiro episódio, será apresentada a força feminina na prova, desde a primeira edição para as mulheres em 1975, com a vitória da alemã Christa Valensieck.
O quarto e o quinto episódios mostram o domínio dos africanos, o protagonismo dos atletas amadores e a São Silvestre nos cinemas.
Após os cinco capítulos, serão apresentadas reportagens completas e exclusivas com vários personagens que consagraram a São Silvestre como um dos maiores eventos esportivos do país.
A programação está disponível no site www.gazetaesportiva.com.
Clique aqui e acompanhe o primeiro episódio.
As inscrições para a edição de julho deste ano seguem abertas no site oficial: www.saosilvestre.com.br.
Foto: Paul Tergat e Marilson Gomes dos Santos duelam na São Silvestre (Gazeta Press)