Notícias André Savazoni 2 de março de 2020 (0) (117)

Galen Rupp e Aliphine Tuliamuk vencem os Trials dos EUA na maratona

Galen Rupp e Aliphine Tuliamuk garantiram a presença nos Jogos Olímpicos de Tóquio, após vencerem a seletiva norte-americana da maratona, os Trials, em Atlanta, no último sábado (dia 29).

O clima foi sempre o principal adversário dos atletas, com muito frio e vento, além de um percurso desafiador, com subidas e descidas. Assim, o objetivo de todos era chegar entre nos três primeiros colocados, no masculino e no feminino, garantindo as vagas olímpicas.

Rupp, que venceu o Trials de 2016 logo na estreia nos 42 km e na sequência conquistou a medalha de bronze na Olimpíada do Rio de Janeiro, usou a experiência a seu favor. Ele cruzou a linha de chegada em 2:09:20. Os outros classificados foram Jacob Riley (2:10:02) e o experiente Abdi Abdirahman (2:10:03).

Em contrapartida, 11 mulheres estavam disputando a vitória na passagem da meia maratona, em 1:14:38. Entre elas estavam Kellyn Taylor, a debutante Molly Seidel e Aliphine Tuliamuk um pouco mais à frente, com Laura Thweatt, Des Linden e Sally Kipyego na sequência.

Depois do km 35, Tuliamuk e Seidel decidiram assumir o comando. Correndo juntas, elas abriram uma vantagem de sete segundos sobre Kipyego, que foi crescendo com as passagens das milhas. Tuliamuk venceu em 2:27:23, sete segundos à frente de Seidel.

Kipyego, que ganhou a medalha de prata nos 10.000 m na Olimpíada de Londres, em 2012, ainda competindo pelo Quênia, seu país natal, ficou em terceiro lugar em 2:28:52, 11 segundos à frente da favorita Des Linden.

“Foi incrível”, disse Tuliamuk, também nascida no Quênia, que se tornou cidadã dos EUA em 2016.

Seidel, que se classificou para os Trials por causa da vitória com 1:10:27 na Meia Maratona de San Antonio, do Circuito Rock’n’Roll em dezembro, obteve a vaga olímpica na primeira maratona da vida.

Veja também

Leave a comment