Notícias Redação 25 de junho de 2013 (0) (127)

Frio de -5 graus castigou os corredores no 10º Desafrio Urubici

Com uma sensação térmica de -5°C e rajadas de vento de 79 km/h no Morro da Igreja, o ponto mais alto da região Sul do Brasil, os corredores superaram-se no 10º Desafrio Urubici Caixa, realizado no final de semana, na cidade de mesmo nome, em Santa Catarina. No feminino, vitória de Eloiza Testolin, em 5:04:25. Entre os homens, Vanderley Santos Pereira completou os 52 km em 4:01:00.

“A corrida toda é muito difícil. Depois da trilha, por exemplo, a musculatura fica mais desgastada, e ainda tem mais nove quilômetros de subida. O frio aumenta o grau de dificuldade, mas vale muito a pena desafiá-lo. A prova é maravilhosa em todos os sentidos e a superenergia da competição me cativa a participar todos os anos”, disse Eloiza, gaúcha de Caxias do Sul e, por isso, acostumada às baixas temperaturas.

O ponto destacado como o mais difícil por Vanderley, e pela maioria dos 620 participantes (além do solo, houve revezamentos) foi o já conhecido Morro da Igreja. “O maior complicador desse trecho é a altitude. São 1.826 metros (acima do nível do mar) com frio intenso e fortes rajadas de vento, o que dificulta o rendimento do atleta”, afirmou o organizador do evento e presidente da Eco Floripa, Carlos Duarte.

Em uma das categorias mais animadas do DesaFrio Urubici, a do Mini DesaFrio (10 a 12 anos, com 2 km), o ganhador do masculino foi um garoto de Florianópolis Bernardo Pozzan Teles. “Estava bem frio, por isso senti um pouco de cansaço no início, mas quando comecei a correr, deu tudo certo. Foi bem legal, e o meu pai também participou da prova grande”, contou Bernardo, de 11 anos, que informou ainda que essa foi a sua segunda prova oficial. O tempo dele foi de 9:21. No feminino, a vencedora foi Nayara da Rosa, com 10:02.

A prova teve largada às 7h30 do último sábado no Centro de Urubici e seguiu, em aclive, até o Morro da Igreja, retornando para finalizar no mesmo local. O percurso de 52 km foi todo medido com GPS, sendo 28,5 km em estradas de chão batido, 3,5 km de trilhas e 20 km de asfalto. É uma corrida em subida nos primeiros 27 km até o Morro da Igreja, para outro tanto em descida depois.

Mais informações e resultados completos no site oficial.

Veja também

Leave a comment