Fraudes na Maratona de Curitiba

Na edição deste mês de novembro na Contra-Relógio publicamos uma matéria mostrando as “estratégias” adotadas por corredores em provas, seja para ter desconto de idoso, pegar troféus nas faixas etárias, para obter um índice (como para Boston) ou apenas ganhar “cliques” e “curtidas”, além de “parabéns” nas assessorias ou grupos de corridas. Temos para exemplificar mais dois casos de fraudes ocorridas na Maratona de Curitiba, disputada no último domingo (dia 20).

Primeiro caso. Quem correu com o número de peito 155 foi João Carlos Teodoro, mas o resultado que aparece é da pessoa que estava inscrita, Amaury Chiconato, da Assessoria Esportiva Equipiazza, nos 42 km, na faixa etária 45-49.

Outro leitor encaminhou as informações sobre outra “estratégia” por causa do revezamento (era possível correr os 42 km em duplas, além do individual e de provas de 10 km e 5 km). Segue o relato:

“No km 21,5 logo, após o ponto de transição do revezamento. avistei dois corredores trocando chip e número de peito. Parei e verifiquei que o número 266 (cor branca) era para os 42 km. Avisei-os que não era permitido que dois corredores corressem com o mesmo número. Informei-os que praticavam uma fraude, mas ainda assim persistiram e o corredor descansado (Celso) iniciou a corrida e ultrapassou vários maratonistas “de verdade”, dando continuidade à fraude. Enviei e-mail à organização solicitando a desclassificação dos fraudadores.”

Assim, nos resultados, apareceu Celso Camargo dos Santos, da equipe BQ Runners, nos 42 km, na faixa etária 45-49 anos. Fotos dos dois corredores (com o mesmo número) também nos foram enviadas, para comprovar a fraude.

Nas duas situações, a organização da Maratona de Curitiba foi informada, com o anexo de imagens que comprovam as irregularidades. Tanto o resultado de Amaury Chiconato como o de Celso Camargo foram anulados. E os dois nomes, que já tinham entrado no Ranking Brasileiro de Maratonistas, elaborado pela CR e publicado na revista de janeiro próxima, foram devidamente retirados.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

É GRATUITO, RECEBA NOVIDADES DIRETAMENTE NO SEU E-MAIL.