“Tudo bem. Eu não estou desapontado”. Essa foi a frase do etíope Haile Gebrselassie ao colocar um ponto final no sonho de ir à sua quarta Olimpíada. Fora de Londres-2012 na maratona, Haile ficou em sétimo lugar na seletiva da Etiópia para os 10.000 m, domingo, em Hengelo, na Holanda. O vencedor foi Tariku Bekele, atual campeão da São Silvestre.
A disputa etíope foi extremamente equilibrada e, na 25ª e última volta, sete atletas integravam o primeiro pelotão. Além de Tariku, vencedor com 27:11.70, a segunda posição foi de Lelisa Desisa, somente 0.28 atrás – 27:11.98. Os dois estão classificados para Londres-2012. Para a terceira e última vaga, a Federação Etíope aguarda Kenenisa Bekele, irmão de Tariku, atual campeão olímpico, que está machucado. Se provar que está bem fisicamente, irá defender o título.
Haile ficou na sétima posição com 27:20.39. Comprovando o excelente nível técnico da disputa, 13 dos 19 corredores que completaram os 10.000 m correram abaixo dos 28 minutos (sendo nove etíopes). “Não tive velocidade para competir com meus rivais. Há, agora, na Etiópia, uma nova geração de jovens corredores muito velozes”, afirmou o bicampeão olímpico e tetra mundial dos 10.000 m, além de duas vezes recordista mundial da maratona.
Clique aqui e veja os resultados completos.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Hoje tava vendo no facebook do Luiz Fernando de Ameida Paulo que o Joilson Bernardo conquistou o indice para a Olimpíada nos 5 mil metros, será q isso é verdade??? Vcs estão sabendo de alguma coisa?? Valeu abração
—————————-
Luiz Felipe, o Joilson fechou o ano de 2011 como líder do ranking brasileiro nos 5.000 m com 13:31.70, foi bronze no Pan de Guadalajara com 14:16.11 e, no último dia 4, venceu no Rio com 13:48.22 (melhor tempo de um brasileiro no ano segundo o ranking da CBAt).
O índice A exigido pela CBAt é de 13:27.00, o Joilson tem o índice B (a exigência é de 15:15.15), mas até aí, nenhuma novidade, porque tem faz tempo. Temos de aguardar, só tem a possibilidade de ir com o índice B para a Olimpíada (o critério é da CBAt) caso nenhum atleta faça o índice A. Se um fizer, o B está descartado automaticamente.
O prazo limite é 1 de julho, temos de esperar até lá.
Abraço
André
É impressão minha ou o Haile teria índice para 5 mil e 10mil pelos nossos critérios.
É muito legal ver a distância de qualidade dos africanos com outros países. Nosso caso falta melhor estrutura organizacional e cultura de orgãos públicos e empresas, pois acredito que material humano temos.
————————————-
José, não seria nem pelos nossos critérios, mas sim pelo índice A da IAAF. O Haile tem o índice A nos 10.000 m e na maratona, porém, há corredores mais rápidos do que ele atualmente na Etiópia. Agora, se ele fosse brasileiro, estaria com sobras nas duas provas na Olimpíada sim. E, se quisesse, nos 5.000 m também.
Abraço
André