Fitoquímicos ou fitonutrientes são substâncias encontradas nas frutas e verduras, com alto potencial antioxidante. Tais substâncias protegem as células contra a ação dos radicais livres – elétrons livres produzidos de montão durante as corridas. A redução na contagem de radicais livres diminui a velocidade de envelhecimento das células e também o risco de lesões musculares. Por tudo isso, vale a pena conhecer os principais fitonutrientes:
• Antocianinas: presentes em alimentos vermelhos, azuis e arroxeados como uvas, suco de uva, vinho tinto, amora e açaí reduzem enormemente o risco de doenças cardiovasculares. Além disso, possuem ação naturalmente antiinflamatória.
• Luteína e zeaxantina: estão presentes em alimentos verdes, como o kiwi, o espinafre e o abacate. Estes fitoquímicos de nome complicado tem papel fundamental na proteção da retina, ajudando a prevenir a catarata e a degeneração macular (perda de visão em pessoas mais velhas).
• Isotiocianatos: presentes no brócolis e na couve de bruxelas, este nutriente contribui para a desintoxicação do organismo, produzindo enzimas que combatem até o câncer.
•Alicina: componente fundamental do alho e da cebola, tem ação antibiótica e antifúngica, além de alto poder antioxidante, prevenindo vários tipos de câncer.
•Carotenóides: presentes em alimentos alaranjados e amarelados, como cenoura, abóbora, mamão e manga, protegem a membrana de nossas células, reduzindo o risco de diabetes e melhorando a sensibilidade a diversos hormônios.
Vários outros fitoquímicos estão sendo estudados e muito mais importante do que saber seus nomes é variar bem o cardápio, colocando um arco-íris em seu prato. Na tabela, uma grande variedade de alimentos coloridos, para você sempre utilizar.