Notícias André Savazoni 12 de julho de 2018 (0) (321)

Vice-campeã da Copa, conheça as maratonas e meias na Croácia

A Croácia tem se tornado um dos principais locais de turismo dos europeus, principalmente no período do Verão. Agora, com o sucesso na Copa do Mundo de futebol, ganha ainda mais notoriedade.

Historicamente, fez parte da Iugoslávia em boa parte do século 20 e recuperou sua independência na guerra que acabou apenas em 1991. Hoje em dia, porém, esses conflitos ficaram no passado, não há qualquer resquício pelas ruas, apenas em museus que ajudam a contar os séculos de ocupações, que deixaram uma herança cultural riquíssima, principalmente do período do Império Otomano e da tomada por Veneza.

Zagreb, Split e a Ilha de Hvar estão entre os principais roteiros turísticos e justamente nessas três cidades que separamos duas meias-maratonas e uma maratona (com opção também de 21 km), tradicionalmente realizadas em fevereiro, agosto e outubro.

Segunda maior cidade da Croácia, Split está localizada na faixa litorânea entre as montanhas e o Mar Adriático. É a porta de entrada para as ilhas de Hvar, Vis, Brac e Korcula, entre outras. O Palácio de Diocleciano, imperador romano que governou entre os anos 293 e 305 d.C., é um dos principais pontos turísticos, assim como a Catedral de São Domingos.

A Meia-Maratona de Split (http://splithalf.eu/en/), com a opção também de 5 km, ocorre normalmente em fevereiro. Seu trajeto tem pequenas subidas e descidas, nenhuma com grande inclinação. As inscrições, dependendo da data, variam de 20 a 45 euros.

De Split são duas horas de ferry até Hvar, uma das ilhas mais badaladas e procuradas da Croácia. A Praça Svetog Stjepana é o ponto de encontro. É possível, inclusive, visitar as pequenas ilhas da região que concentram pontos de visitação como a Gruta Azul na Ilha de Biševo, para citar apenas uma.

O recado é claro ao acessar o site oficial da 7ª Meia-Maratona de Hvar (http://www.hvarmarathon.com/), marcada para o dia 19 de agosto: “Seja bem-vindo para desfrutar a experiência de uma corrida inesquecível no verão em uma das mais belas ilhas do mundo”. Precisa de mais?

O percurso é uma verdadeira parábola. A largada ocorre em Stari Grad. A primeira metade é para cima, ou seja, partindo do nível do mar para uma altitude de 400 m. Assim, claro, na segunda parte você despenca morro abaixo até chegar novamente à beira-mar. Toda a rota passa por estradas pavimentadas, com marcações a cada 1 km.
Nosso roteiro pela Croácia não poderia deixar de terminar em Zagreb, que se tornou a capital da Croácia apenas em 1991. Antes, quando integrava a Iugoslávia, a capital era Belgrado, hoje pertencente à Sérvia. Trata-se de uma cidade jovem, com uma vida noturna agitada pelos inúmeros bares com cadeiras e mesas nas calçadas e restaurantes típicos, além de museus, divididos entre a cidade Alta (Gonji Grad) e Baixa (Donji Grad).

A Maratona e Meia de Zagreb (https://www.zagreb-marathon.com/hr/), que terá a 26ª edição no dia 8 de outubro. O percurso é formado basicamente por uma longa reta, com pouquíssimas curvas, tanto que o limite de conclusão dos 42 km é de 5 horas. O trajeto tem 21 km, ou seja, os participantes da meia dão uma volta e os da maratona, duas. O site oficial, com a versão em inglês, traz todas as informações necessárias, além do processo simples e fácil de inscrição.

Veja também

Leave a comment