A Federação de Atletismo da Etiópia confirmou a lista de 33 atletas e seis reservas que representarão o país na Olimpíada de Londres, entre 3 e 12 de agosto. O destaque foi a oficialização da presença de Kenenisa Bekele, recuperado de contusões que o atrapalharam nos últimos meses. Bicampeão olímpico nos 10.000 m, Kenenisa vai em busca da inédita terceira medalha de ouro seguida. A Etiópia venceu a prova nas últimas quatro edições olímpicas (Haile Gebrselassie também foi bicampeão). Já os organizadores da Maratona de Berlim, em 30 de setembro, anunciaram a presença de Geoffrey Mutai, preterido na equipe olímpica do Quênia.
Apesar de não anunciar oficialmente os critérios de seleção, a Federação Etíope levará a Londres os atletas com os melhores tempos do ano, com destaque para os 5.000 m, 10.000 m e a maratona masculina e feminina, provas em que o país tem chances reais de medalhas. Haverá ainda etíopes nos 400 m, 800 m, 1.500 m e 3.000 m com obstáculos.
5.000 m feminino – Meseret Defar, Gelete Burka, Genet Yalew e a reserva Tirunesh Dibaba.
5.000 m masculino – Dejen Gebremeskel, Hagos Gebrehiwot e Yenew Alamerew.
10.000 m feminino – Tirunesh Dibaba, Belaynesh Oljera, Werknesh Kidane e a reserva Aberu Kebede.
10.000 m masculino – Kenenisa Bekele, Tariku Bekele, Gebre Gebremariam e o reserva Lelisa Desisa.
Maratona feminina – Tiki Gelana, Aselefech Mergia, Mare Dibaba e a reserva Bezunesh Bekele.
Maratona masculina – Ayele Abshero, Dino Sefer, Getu Feleke e o reserva Tadele Tola.
BERLIM – Geoffrey Mutai estava entre os cotados para representar o Quênia na Maratona dos Jogos Olímpicos, porém, perdeu a disputa dentro do país, principalmente depois de não ter completado Boston neste ano, prova marcada pelo fortíssimo calor. Mesmo após o corte de Moses Mosop, contundido, Geoffrey foi preterido, com Emmanuel Mutai sendo convocado. Ontem, a organização da Maratona de Berlim confirmou a presença de Geoffrey no dia 30 de setembro, com um objetivo claro: tentar bater o recorde mundial, do compatriota Patrick Makau, 2:03:38, obtido na prova alemã em 2011.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Pois é, Bekele dentro nos 10.000 metros, mas fora nos 5.000 metros!