Notícias André Savazoni 8 de outubro de 2012 (0) (161)

Etíopes dominam em Chicago e quenianos em Buenos Aires

Os etíopes foram os destaques na Maratona de Chicago, disputada no último domingo. O principal feito foi alcançado por Tsegaye Kebede, que bateu o recorde do percurso e estabeleceu nova marca pessoal – 2:04:38. No feminino, Atsede Baysa cruzou em primeiro lugar em uma chegada emocionante (foto). Já em Buenos Aires, a dobradinha foi queniana.

Kebede manteve-se na ponta durante toda a prova em Chicago, apertando o ritmo a partir da segunda metade, sempre seguido de perto pelo compatriota Feyisa Lilesa, segundo colocado com 2:04:52. Completando o trio etíope, o estreante Tilahun Regassa, com 2:05:28. Em entrevista à televisão, após a vitória, o campeão disse que não achava que faria 2h04. “Era meu sonho correr neste tempo, estou muito feliz.”

Entre as mulheres, Atsede Baysa e a queniana Rita Jeptoo cruzaram a linha de chegada literalmente lado a lado, com 2:22:04. A decisão, então, ficou a cargo dos juízes. O tempo de Atsede foi corrigido para 2:22:03. Lucy Kabuu, também do Quênia,  foi a terceira.

Foram 307 brasileiros concluintes em Chicago.

BUENOS AIRES – Na Argentina, com ao menos 6.200 concluintes sendo 603 brasileiros (resultados oficiais ainda estão sendo atualizados pela organização) a Maratona de Buenos Aires consolidou-se como a principal da América do Sul, tendo, por exemplo, o dobro do registrado no Rio de Janeiro, a maior do Brasil. O vencedor foi Eric Nzioki, do Quênia, com 2:12:05. O melhor brasileiro foi Sérgio Celestino da Silva, em quinto, com 2:17:30. No feminino, primeiro lugar da queniana Lucy Karimy, com 2:41:38, numa boa disputa com a compatriota Frasiah Nyambura, que fez 2:41:42.

Ouça mais sobre as provas na quarta-feira no podcast Contra-Relógio no Ar e leia a cobertura completa na edição de novembro da revista Contra-Relógio.

Foto: IAAF/Divulgação

Veja também

Leave a comment