Porto Alegre recebeu, no último domingo, a etapa gaúcha do Circuito de Corridas Caixa, porém, ao invés de 10 km, a prova teve 8,3 km, o que frustrou os participantes, principalmente quem treinou para melhorar as marcas, como um sub-40 ou sub-50. Os vencedores foram a colombiana Muriel Paredes e o brasileiro Luís Paulo Antunes.
Como percurso teve 8,3 quilômetros, os tempos não foram validados. A ordem de classificação foi homologada para efeito de premiação e pontuação no ranking nacional Caixa/CBAt. A nona etapa do Circuito Caixa está programada para o dia 29 de setembro, em Curitiba. Pedimos uma explicação aos organizadores do motivo do erro na distância, já que é uma prova aferida, e ainda não recebemos – houve problema também nos 5 km, que não é oficial.
Muriel obteve a segunda vitória seguida no circuito com 28:25. “Ao chegar ao quinto quilômetro percebi que o percurso era um pouco menor, por isso saí forte no sétimo e assumi a ponta para vencer”, explicou a corredora de Cartagena, de 26 anos, e que está no Brasil há algumas semanas.
Depois de ganhar em Recife, Muriel venceu uma prova Catanduva (10 km) e foi segunda em Bauru (6 km). Este mês ela ainda vai correr uma prova de 6 quilômetros em Salvador e a nona etapa do Circuito Caixa, em Curitiba. Volta para a Colômbia em outubro para descansar e deve fazer nova temporada no Brasil no início de 2014.
A segunda colocada e melhor brasileira foi Rosiane Xavier dos Santos, de Brasília. “Percebi logo a redução do percurso e procurei ficar no pelotão dianteiro. Quando a Muriel abriu também forcei, mas não consegui chegar nela”, afirmou.
Luís Paulo Antunes correu no grupo dianteiro o tempo todo e, no sétimo quilômetro, forçou o ritmo junto com Rafael Santos de Novais para, um quilômetro depois, assumir a ponta e vencer em Porto Alegre, em 24:04. “O percurso é plano, do jeito que eu gosto, e a temperatura ajudou. Corri para baixar o recorde nacional do José Márcio Leão no Circuito Caixa (28min51), mas não deu pelo encurtamento do percurso. Mesmo assim estou muito feliz”, contou Luís Paulo, dedicando o título à corredora Rosângela Figueiredo, que sofreu um acidente de ônibus na semana passada, quando ia para uma prova, e que está na UTI. Como está focando em provas curtas, Luís Paulo deve correr as últimas quatro etapas do Circuito Caixa do ano.
O quarto colocado, Ivanildo Pereira dos Anjos, o “Gomes”, tinha bons motivos para ficar feliz. O resultado consolidou ainda mais seu segundo lugar no ranking nacional. “Estou mais perto do objetivo, que é finalizar a temporada entre os três melhores do Brasil”, disse o corredor de Inhaúma, em Minas Gerais,
Confira os resultados completos e as inscrições para a etapa de Curitiba no site www.circuitocaixa.com.br.