A Geração Z está mais presente no esporte e vê a prática de atividade física como parte do estilo de vida. É o que mostra o estudo “Gen XYZ: um estudo sobre gerações e esporte”, lançado pelo Ticket Sports. A pesquisa contou com 4.158 respostas de atletas – amadores e profissionais – de todo o Brasil e analisou hábitos e motivações esportivas ao longo das gerações.
Os dados indicam que 55,6% da Geração Z enxerga o esporte como estilo de vida, conectando-se à identidade pessoal e ao bem-estar. A competitividade também é um fator importante para esse público, com foco em desafio e performance. Em 2024, jovens de 15 a 25 anos representaram quase 11% dos inscritos em eventos esportivos, frente aos 7,9% registrados anteriormente.
Já entre os Baby Boomers (61 a 79 anos), 69,1% praticam atividades físicas há mais de 11 anos. Eles também são os que mais participam de eventos: quase 30% esteve presente em mais de 12 provas em 2024.
“O aumento na participação dos jovens pode ser atribuído a diversos fatores”, explica Daniel Krutman, CEO do Ticket Sports. “Essa pesquisa foi quase obrigatória depois que detectamos um crescimento significativo de jovens na base de dados do Ticket Sports em 2024. Como lidamos com diferentes comportamentos de consumo intergeracionais, precisamos nos manter relevantes e com discursos ajustados a todas as necessidades. Essa pesquisa é mais um marco informativo que pode ajudar a corrigir rotas de comunicação, trazer insights e adicionar dados inéditos ao setor esportivo, em especial das experiências e eventos esportivos”, comenta.
A motivação para participar de eventos muda com o tempo. “Participar de eventos se torna uma motivação crescente para manter a prática esportiva conforme a idade avança. Já a competitividade, por outro lado, tende a diminuir ao longo dos anos, dando lugar a objetivos como bem-estar e saúde. Para manter o esporte acessível e atrativo para todas as idades, é essencial variar a abordagem na comunicação. A mensagem precisa ser democrática, equilibrando diferentes motivações”, afirma Gabriela Donatello, Head de Marketing do Ticket Sports e responsável pela coordenação da pesquisa.
Um ponto comum entre as gerações é o desejo de explorar novos lugares: 19,8% apontaram esse fator como motivo para participar de provas.
A frequência também varia. Os Baby Boomers são os mais disciplinados, com treinos entre cinco e seis dias por semana. A Geração Z tem mais praticantes ocasionais, o que aponta para uma oportunidade de incentivo à regularidade. Já os Millennials (Geração Y) aparecem como os mais equilibrados, distribuindo os treinos ao longo da semana.
Redes sociais e aplicativos
As redes sociais são o principal canal de informação esportiva para 74% dos entrevistados da Geração Z. O uso diminui entre as gerações mais velhas, mas ainda permanece como principal fonte de informação. Entre os Baby Boomers, cresce o uso de aplicativos para monitoramento de treinos e desempenho – 12% relataram usar algum tipo de app.
Marcas mais lembradas
As marcas esportivas mais citadas foram: Adidas (líder), Nike, Asics e Olympikus. Na sequência aparecem “Indiferente”, Fila, Mizuno e New Balance. Também foram lembradas: Track&Field, Authen, Puma e Hoka.
Para acessar a pesquisa completa: https://materiais.ticketsports.com.br/gen-gyz
Fonte: release de assessoria de imprensa