Sem categoria Redação 2 de setembro de 2018 (0) (135)

ESTE ANO EU ENTRO NO RANKING

Está no ar o Desafio CR, para estimular corredores a buscar qualificação para o Ranking Brasileiro de Maratonistas 2018. Quem nunca entrou nessa listagem, que reúne os melhores por faixa etária, ou não conseguiu em 2017, mas está confiante para este ano, pode mandar seu depoimento com foto.

Os “desafiadores” terão várias oportunidades, em 2018, para conseguir um resultado dentro dos tempos-limite do Ranking (tabela), sendo que o ingresso é pela melhor marca obtida no ano, em uma maratona oficial brasileira. Todos os ranqueados terão direito ao Diploma de Maratonista, que será enviado de forma digital (em formato PDF) aos que solicitarem; os assinantes da CR nada pagarão por ele, enquanto para os demais haverá uma taxa de R$ 20.

O Ranking ficará disponível para consulta no site www.contrarelogio.com.br e será atualizado, conforme forem ocorrendo as maratonas no país. Apenas no começo de dezembro, após Curitiba, o Ranking terá sua versão definitiva, quando então passará a valer para a solicitação do Diploma.

Para participar do Desafio CR basta enviar email para contato@novosite.contrarelogio.com.br, respondendo a 5 perguntas:

  • Em qual maratona oficial brasileira pretende conseguir a qualificação para o Ranking 2018?
  • Você tem uma meta de resultado ou apenas quer ficar dentro do tempo-limite de sua faixa etária (informar qual)?
  • Será sua estreia na distância ou já correu maratonas?
  • Alguma vez ou várias já entrou no Ranking Brasileiro de Maratonistas?
  • Você tem treinador ou a preparação para os 42 km é por sua conta?

 

SEGUNDA FASE. Desde maio estamos complementando o Desafio, desta vez com depoimentos (e fotos) dos desafiadores de sucesso, que falam sobre como conseguiram a marca almejada. Como na primeira fase (que continuará valendo, até outubro), nesta intitulada “Eu entrei no Ranking!” estão convidados a participar os estreantes no Ranking ou que não tenham conseguido em 2017.

O Ranking deverá levar em conta 15 maratonas com percurso aferido de 42.195 metros, desde que seus resultados sejam homologados pela Confederação Brasileira de Atletismo – CBAt. As novidades deste ano são uma segunda prova em Florianópolis, em junho, o surgimento de duas no mês de setembro, em Manaus e em Belo Horizonte, além de outra em Vitória, em outubro. Já acontecidas a da Yescom em São Paulo e a Nilson Lima, em Uberlândia, ambas em abril, a do Rio, a Floripa 42K e a de Porto Alegre, em junho, e a SP City, em julho.

 

Próximas maratonas oficiais em 2018

CIDADE                     DATA     SITE

SALVADOR               23/09     www.maratonasalvador.com.br

BELO HORIZONTE  23/09   www.sympla.com.br/maratonaemeiadasgerais

FOZ DO IGUAÇU     30/09     www.sescpr.com.br/maratona

RECIFE                      30/09      www.maratonamauriciodenassau.com.br

VITÓRIA                    14/10      www.maratonacaixaes.com.br

CURITIBA                 18/11      www.eliteeventos.com

 

DESAFIADORES

Pretendo me qualificar mais uma vez para o Ranking da CR. Vou tentar em Curitiba dia 18/11, com um sub 4h, mas ficarei satisfeito se o tempo sair no limite da minha faixa 65 a 69 anos. Corro maratonas desde 1983 e já completei mais de 70; sempre consegui ficar dentro do tempo limite (corri mais de 30 vezes a do Rio até 2009; em Blumenau foram 10, todas sub 3h). Nos últimos anos participei de poucas provas devido a duas cirurgias (hérnia inguinal em 2013 e da próstata em 2015); também resolvi estudar após me aposentar e estou indo para o 5° período de Licenciatura em Educação Física; o pouco tempo para treinar, principalmente os longos, compromete um melhor desempenho.

A última maratona foi Porto Alegre 2016 com 3h43h (antes para cumprir o Desafio Olímpico e ganhar uma linda camisa da CR, fiz a Maratona de São Paulo como treino para 4h23), fui o 3º da faixa e o 10º do Ranking. Há muitos anos sem treinador, só com a minha experiência e pegando as dicas da Contra-Relógio. Inclusive este ano fui contemplado com a planilha das 12 semanas (CR outubro/2017) para o Desafio do Pateta na Disney, onde fiz a meia para 2h20 e a maratona para 4h08 (gripado e com temperatura a baixo de zero). Obrigado mais uma vez à revista e ao consultor Fernando Beltrami.

Narciso da Costa Pais, São João de Meriti, RJ

 

EU ENTREI NO RANKING!

Na 4ª tentativa!

Iniciei minha tentativa de entrar no Ranking da CR em 2015, estreando nos 42 km do Rio, então na faixa de 18 a 34 anos e cheguei bem, com o tempo de 3:49:34, mas acima do exigido para ficar entre os melhores maratonista de minha faixa. Em 2016 tentei novamente em SP, mas a alta temperatura, horário de largada e falta de treino me deixaram bem longe do alvo, fechando em 4:31:09. Em 2017 lá estava eu novamente, desta vem em Porto Alegre, percurso ótimo, bem treinado e cheguei muito perto com 3:47:21.

Neste ano, já na faixa de 35 a 39 anos, finalmente consegui. Reeducação alimentar, 5 kg a menos, muito bem treinado (planilha da assessoria seguida à risca), focado e com a estratégia debaixo do braço, não deu outra 3:38:24. Meu melhor tempo, meu recorde e tempo para ingressar no Ranking. Feliz da vida!

Vagner Lopes Faria, São Paulo, SP

 

Com antecedência

Meu plano era buscar a qualificação para o Ranking na Maratona Internacional de Florianópolis, em agosto, onde pretendia fechar abaixo de 4h20. Mas como estava bem treinado decidi tentar na SP City e já consegui, com o tempo de 4:18:45. Estou muito feliz e farei a de Florianópolis tranquilo.

Nunca entrei no Ranking, em função de tempos altos nas 4 maratonas completadas, sendo minha estreia na Internacional de São Paulo em 2016, sendo as outras 3 em 2017: São Paulo, SP City e Salvador. Treino por conta própria, com ajuda de aplicativo. Obrigado pelo estímulo da revista, que me deu oportunidade de fazer parte do grupo seleto dos maratonistas. Este ano correrei 4 maratonas e farei minha estreia em ultramaratona.

Sidney Araújo Lima, São Paulo, SP

 

Veja também

Leave a comment