A equipe brasileira do revezamento feminino do 4×100 m ganhou hoje (dia 6) a medalha de prata da etapa de Lausanne, na Suíça, da Liga Diamante, o principal circuito de competições da Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF).
O grupo formado por Andressa Fidelis (ASA São Bernardo), Ana Claudia Lemos (Pinheiros), Vitoria Cristina Rosa (B3 Atletismo) e Rosangela Santos (Pinheiros) completou a prova em 42.97, dando um passo muito importante rumo a qualificação para o Campeonato Mundial de Atletismo de Londres, em agosto.
O Brasil agora ocupa o quinto lugar no Ranking Olímpico da IAAF, que leva em conta os resultados das seleções nacionais. O melhor resultado anterior da equipe deste ano era de 43.12, obtido em junho na conquista da medalha de ouro no Campeonato Sul-Americano de Atletismo de Assunção, no Paraguai.
A medalha de ouro da prova foi para a Suíça, que venceu com 42.53. A Holanda ficou com o bronze, com 43.07.
No arremesso do peso, Darlan Romani, quinto lugar no Ranking Mundial da IAAF, com 21,82 m, queimou as duas primeiras tentativas e na terceira obteve a marca de 20,07 m, terminando em 10º lugar.
O campeão foi o norte-americano Ryan Crouser, ouro nos Jogos Olímpicos do Rio, com 22,39 m, seguido do neozelandês Tom Walsh, com 21,97 m, bronze na Olimpíada de 2016. O checo Tomas Stanek, com 21,36 m, ficou com o terceiro lugar em Lausanne.
Nos 100 m femininos, Rosangela Santos venceu a série C das finais, com 11.21, o melhor resultado das três provas. A holandesa Naomi Sedney ficou em segundo lugar, com 11.28, seguida da suíça Salomé Kora, com 11.36. A também brasileira Ana Claudia Lemos terminou na quinta colocação, com 11.48.