A revista Contra-Relógio começou a montar o Ranking Brasileiro de Maratonistas em 1995, publicando-o anualmente. Era uma forma de valorizar os que treinavam para enfrentar o desafio dos 42 km, assim como prestigiar as provas nacionais oficiais.
Isto porque praticamente desde o começo o Ranking foi seletivo, ou seja, era necessário conseguir resultados abaixo dos tempos-limite de ingresso por faixa etária, e alcançar em uma maratona BR com percurso aferido oficialmente, portanto com marcas reconhecidas pela Confederação Brasileira de Atletismo – CBAt.
Os ranqueados entravam nas listagens com base em sua melhor marca, ao se qualificar em mais de uma maratona no país, e isso ficava claro no Diploma de Maratonista, que enviávamos aos que nos solicitavam.
Por muitos anos o certificado (impresso) seguia dentro da revista, o que dava um enorme trabalho para a secretária da CR, Helenice Lima.
Mais recentemente passamos a mandar um PDF do Diploma, tanto para os assinantes como para os demais, que solicitavam o envio, desde, obviamente, que estivessem nas listagens do Ranking, cuja última versão (2019) está disponível aqui no site, no alto à direita, RANKING CR, para consulta bastante fácil e rápida. Entre as maratonas consideradas nesse ano, está a São Paulo City, da Iguana Sports (FOTO da abertura – crédito Flávio Damião/Divulgação).
PEDIDO DE DIPLOMA
Os que desejarem guardar o Diploma de Maratonista 2019, como testemunho de sua vitória nos 42 km e com um resultado que o colocou entre os melhores do país, podem solicitar diretamente à secretária da CR, pelo email helenice@novosite.contrarelogio.com.br.
O custo por envio é de R$ 15, podendo o PDF ser guardado digitalmente (no celular ou computador) ou impresso, conforme o interesse de cada um. É uma forma de preservar algo importante na vida do/a corredor/a, especialmente quanto ele/ela vira maratonista e consegue um resultado que se orgulha.
Os dados para pagamento são os seguintes:
BRADESCO – AG: 1443 – C/C: 21515-5
PIX: 11982063993 celular