Sem categoria Redação 3 de março de 2014 (2) (125)

Entrevista Puma

E aí, pessoal? É carnaval, mas o blog não pára. Essa semana o “Linhas de Chegada” entrevista a Puma.

O Coordenador de Marketing para as categorias Running e Fitness da Puma, Rafael Gallego, nos conta nesta entrevista exclusiva um pouco mais sobre os planos da empresa para o mercado de corrida no Brasil.

1) Em linhas gerais, qual a história da Puma no país e qual a estratégia de atuação da empresa para o mercado de corrida brasileiro?

R: A PUMA é uma marca relativamente nova em running no país, mas que carrega muita história na categoria, patrocinando grandes atletas como Jesse Owens e atualmente Usain Bolt. A estratégia da PUMA no Brasil é se posicionar também como marca de performance, mostrando aos corredores que temos excelentes produtos em linha – inclusive premiados por guias nacionais e internacionais – e que atendem aos mais diversos perfis de corredores desde os que buscam mais amortecimento, tênis minimalistas ou até modelos para fazer a transição da corrida tradicional para o minimalismo.

2) Qual a sua avaliação do desempenho da marca no Brasil, em comparação ao exterior?

R: Estamos no mesmo patamar de desempenho – a PUMA está na crescente tanto lá fora, quanto aqui no Brasil. O aumento no número de corredores é global e a busca deles por novidades em produtos e tecnologias que maximizem a performance tem aumentado – por consequência, aproveitamos o espaço para crescer.

3) O futebol parece ser a categoria esportiva foco para a Puma no Brasil. Qual a importância da categoria running para a marca?

R: A PUMA tem como objeto investir e seguir ganhando território em todas as suas área de atuação, como futebol, running e lifestyle. Em 2014, com o maior evento de futebol se realizando no Brasil, o volume de comunicação nessa categoria é mais perceptível, principalmente pela marca patrocinar um número representativo de seleções e atletas. Existe um direcionamento global da empresa de consolidação das categorias de performance, aqui no Brasil representadas por running e futebol. Grande parte da comunicação e foco nessas categorias caminham lado a lado e de forma sinérgica. Falando especificamente em running, seguiremos buscando o crescimento e conquista de mercado com o lançamento de novos produtos e tecnologias, com o suporte dos patrocínios e ativações com a atletas e assessorias de corrida.

4) Quais os modelos/produtos mais vendidos? Alguma tendência que você perceba no consumidor brasileiro?

R: Os produtos mais vendidos na linha são o PUMA Mobium (com tecnologia inovadora de amortecimento e adaptação do tênis aos pés), o Faas 500 (modelo com bom nível de amortecimento e que faz um ótimo papel na transição de modelos tradicionais para o minimalismo), e o Faas 300 (modelo super leve e técnico utilizado pelos atletas patrocinados pela marca). Percebemos que, tanto os novos corredores, quanto os mais antigos com 2 ou 3 anos de prática, estão mais abertos a conhecer e comparar marcas e produtos, fugindo dos modelos tradicionais e buscando modelos que atendam a sua característica física ou objetivos de treinos e provas, ou ainda que possam maximizar sua performance com modelos mais leves e técnicos.Com base nessas informações, temos aumentado a linha trazendo cada vez mais inovações a cada coleção.

5) A Puma patrocina atletas de renome internacional como o Usain Bolt. Está nos planos da empresa patrocinar algum atleta ou alguma prova no Brasil?

R: Atualmente patrocinamos dois atletas no país: Daniel Chaves (fundista e grande aposta do Brasil para a maratona olímpica) e a Luca Glaser (triatleta finisher do Mundial do Ironman em Kona´13). Nosso plano é aumentar a quantidade de atletas patrocinados até os Jogos de 2016. Além disso, iniciamos em Novembro de 2013 o patrocínio a 4 assessorias esportivas em São Paulo (Ludias, Nova Equipe, Find Yourself e Nelson Evêncio). Essa aproximação nos gera credibilidade para conversarmos com mais qualidade com os corredores. Também temos planos de expandir esse número para outros estados.

6) Algum número que vocês possam divulgar de desempenho da marca no Brasil ou no Mundo?

R: Não podemos divulgar números, mas a categoria running em específico tem crescido no Brasil e no mundo.

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2 Comments on “Entrevista Puma

  1. “R: A PUMA é uma marca relativamente nova em running no país, mas que carrega muita história na categoria, patrocinando grandes atletas como Jesse Owens e atualmente Usain Bolt.”

    Analisando a resposta acima. Se dizendo nova no ramo de running e citando dois grandes mitos, do passado e do presente, patrocinados pela Puma, porém, velocistas, não seria um fator dificultador, principalmente o segundo motivo, para alcançar o público amador praticante de corridas de rua? As marcas sempre fazem vínculo ao esportista vencedor para que a propaganda flua de forma agressiva e impactante. Qual o grande ícone fundista e/ou meio-fundista patrocinado pela marca Puma?

    Nas lojas esportivas no interior dos Shoppings daqui do Rio de Janeiro, ainda é tímida a variedade de produtos da Puma, inclusive do ramo de corrida de rua. O que percebo é a associação da marca Puma com a marca Ferrari no que tange a categoria Fórmula 1 de automobilismo. Suponho que seja o legado deixado pelo piloto Felipe Massa quando ainda era piloto da equipe italiana. E com isso, sempre ter uma área reservada para produtos da marca Ferrari, sobressaindo mais do que e marca Puma em si.

    Apenas uma observação. Possuo 1 camiseta esportiva Puma. A primeira e, por enquanto, a única.

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