Sai Moses Mosop, com uma lesão crônica no tendão de Aquiles, que o incomoda desde os treinamentos para a Maratona de Chicago no ano passado. Entra Emmanuel Mutai, vencedor de Londres-2011 e sétimo colocado na edição deste ano (2:08:01). A troca na equipe olímpica do Quênia na maratona foi confirmada hoje pela AK, a federação local.
O bicampeão mundial Abel Kirui e Wilson Kipsang, vencedor da Maratona de Londres em abril, são os outros representantes do país, que defende o ouro conquistado por Samuel Wanjiru (morto no ano passado) em Pequim-2008.
“Emmanuel Mutai estava entre os seis maratonistas nomeados na lista provisória (Geoffrey Mutai e Patrick Makau eram os outros dois). Nós não queríamos alguém de fora dessa lista e acreditamos que Mutai é a melhor escolha para substituir Mosop”, afirmou hoje o secretário geral da AK, David Okeyo, em conversa com repórteres.
Mosop enviou uma carta à federação explicando o problema físico e adiantando que não estaria totalmente recuperado até os Jogos Olímpicos, segundo Okeyo. A AK anunciará oficialmente todos os atletas da equipe olímpica do Quênia no dia 23 de junho, com exceção dos 10.000 m feminino que terá a seletiva no Campeonato Africano no final do mês – 1º de julho é a data-limite da IAAF para obtenção de índices e definição dos classificados.
PERFIL – Nascido em 12 de outubro de 1984, Emmanuel Mutai tem como melhor tempo os 2:04:40 da vitória em Londres de 2011 (recorde da prova). Os outros recordes pessoais são 28:09.2 (10.000 m em 2005); 27:51 (10 km em 2006) e 1:00:03 (Meia-maratona em Lisboa-2010), segundo dados de seu perfil na IAAF.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Deixar o Mutai e o Makau de fora me parece um erro, que a Etiópia deve estar adorando…
Penso que o Geoffrey Mutai e o Patrick Makau possuem um currículo melhor que o Emmanuel Mutai para disputar uma olimpíada…talvez a federação Queniana tenha considerado alguma lesão recente que os dois corredores possam ter… acredito que os quenianos terão que apostar todas as fichas no Wilson Kipsang para trazer a medalha de ouro.
———————————————
Augusto, o Emmanuel é bem experiente, corre maratonas entre os primeiros há mais tempo. Não sei sobre lesões recentes de Makau e Geoffrey. De qualquer forma, o Emmanuel foi o único dos três a completar a maratona neste ano, o critério usado pela Federação Etíope. Questionável? Pode ser realmente, mas não deixa de ser um corredor forte e que pode ser campeão olímpico. Considero o Kipsang o favorito (se podemos dizer isso) entre os três quenianos pelo momento (diria até entre os seis que foram para a pré-lista), mas o Kirui é um competidor nato e não o descartaria (ainda mais se estiver calor) nem o Emmanuel.
Abraço
André