Blog do Corredor Redação 22 de janeiro de 2022 (0) (679)

Em que ritmo corri? Milhas ou kms? Que tempo farei? Previsão nos 42 km, com base em teste nos 15 km!

Aqui no site da CR temos um campo bem legal, para ajudar os corredores naquelas contas que costumamos fazer. Trata-se de “FERRAMENTAS”, na barra lá do alto, onde é possível descobrir 4 informações muito úteis. Vamos a elas:

1A – Vou fazer uma prova e gostaria de alcançar determinado resultado; em que ritmo devo correr para que a meta se concretize? Então, é só colocar a distância e a marca almejada e clicar em “Fazer cálculo”. Pronto, fica-se sabendo o ritmo/km.

1B – Vou participar de uma prova e, em função de meus últimos treinos, imagino que vá correr em determinado ritmo (pace, em inglês, como alguns preferem dizer). Sendo assim, qual será meu resultado final? Basta fazer como no exemplo anterior.

2A – Também aqui duas situações assemelhadas. A primeira é a simples conversão de quilômetros em milhas e vice-versa, que pode ser útil quando se lembra que muitas maratonas e meias do exterior são naquela medida inglesa, equivalente a 1.609 metros.

2B – Agora uma conta, por vezes complicada. No primeiro caso, apenas a conversão do ritmo em quilômetros para milhas e o inverso. O segundo é útil pelo seguinte: corredores experientes costumam falar de ritmo, na base de tantos minutos/segundos por quilômetro; já outros, geralmente mais novos, de certa forma repetindo o que veem/ouvem na cobertura televisiva de eventos, citam tantos quilômetros por hora. Então, é só usar a ferramenta do site da CR, para que a conversa fique mais inteligível.

3 – Este campo ajuda na previsão de resultados, fundamentado em marcas alcançadas recentemente, nas mais diversas distâncias. Trata-se, obviamente, de uma estimativa, que será mais precisa quanto maior for a consistência da informação inicial.

4 – Por fim, um teste específico para saber em que tempo deverei concluir uma maratona, tendo como referência uma marca recente na distância de 15 km. Na verdade, é uma recomendação do ritmo possível para os 42 km, usando o teste nos 15 km como base, e já aparecendo também qual deverá ser o resultado final. Naturalmente com algumas ressalvas, como comentado no final.

Aproveitem o campo “FERRAMENTAS” do site da CR, para que os números de suas corridas fiquem mais claros.

Veja também

Leave a comment