O queniano Lawrence Cherono venceu nesta segunda-feira (dia 15) a 123ª edição da Maratona de Boston, nos Estados Unidos, ao bater nos 40 metros finais o etíope Lelisa Desisa, campeão em 2013 e em 2015 da centenária prova norte-americana.
Cherono, de 30 anos, completou o difícil percurso de Boston em 2:07.57, menos de dois segundos na frente de Desisa após uma disputa de tirar o fôlego nos metros finais. O queniano já tinha no currículo a vitória com recorde do percurso em Amsterdã-2018, na Holanda, e, agora, passa a contar com o troféu de uma Major.
O também queniano Kenneth Kipkemoi chegou na terceira posição.
O mau tempo, principalmente a chuva e o vento que marcaram a edição de 2018, até ameaçaram os participantes, mas não afetou a prova, que até teve o sol a partir da segunda metade.
O Quênia inclusive sobrou no “top 10” masculino, com sete corredores nos primeiros lugares, enquanto o campeão de 2018, o amador Yuki Kawauchi, terminou a edição de 2019 em 17º lugar.
MULHERES. Na corrida feminina, a etíope Worknesh Degefa conseguiu a primeira grande vitória dela ao completar os 42 km em 2:23.31, à frente da queniana Edna Kiplagat, segunda colocada, e da norte-americana Jordan Hasay, a terceira.
A norte-americana Des Linden, que em 2018 havia se tornado a primeira mulher dos Estados Unidos a vencer em Boston desde 1985, terminou em quinto lugar.
Este foi o primeiro ano em que a prova voltou a ser realizada no dia 15 de abril (sempre ocorre na terceira segunda-feira de abril, Dia do Patriota), desde 2013, quando naquela data duas bombas explodiram próximo à linha de chegada, em um atentado terrorista que teve 3 mortos e dezenas de feridos.