Notícias André Savazoni 6 de novembro de 2012 (19) (124)

Em 2013, só provas aferidas e oficiais

Como tenho fama de corneteiro (injusta, diga-se de passagem), lá vai mais uma. Em 2013, assumo aqui um compromisso pessoal: só faço provas aferidas de nível nacional ou estadual. Não dá para aceitar oferecerem um produto e entregarem outro.

Quando vamos ao supermercado, compramos 1 litro de leite com 800 ml? Ou um pacote de pão de 400 g com 350 g? Há controle sobre isso, há fiscalização, há multa e há nossa indignação. Então, levarei isso para a corrida.

Se o nome da prova é “meia-maratona”, tem de ter 21.097 m. Se é maratona, 42.195 m. O maior problema, os 10 km então… nem se fala. Tivemos provas famosas neste ano com 8,6 km. Só pode ser brincadeira.

GPS, hodômetro (ou odômetro) de carro ou moto… nada disso é preciso. O que vale é a aferição e, dentro do orçamento de uma prova (de qualquer tamanho), o custo é baixíssimo. O “custo” maior é o organizador ter o compromisso de entregar o que está vendendo.

Distâncias aproximadas, sem 100% de certeza, somente nas corridas de montanha. Na rua, não há desculpa. Aqui, nesses dois links, você pode ter um parâmetro do calendário de provas e dos percursos aferidos.

Veja também

19 Comments on “Em 2013, só provas aferidas e oficiais

  1. Boa, André! Eu fui vítima de 2 provas que erraram feio na aferição, e em 2013 não correrei essas provas. Procurarei também correr provas aferidas oficialmente. Talvez até corra alguma sem me preocupar com isso, mas será descompromissado.
    Se nos 10km estão errando feio, imagine nos 5km… Eu não conheço nenhuma que seja aferida pela CBAt.
    Abraço

    ————————–

    Felipe, os 5 km são um problema mesmo, na maioria das provas, é considerada “participativa”… se tiver essa palavra no regulamento, pode fugir, rs. Se fizermos esse movimento, as organizadoras terão de se mexer.

    Abraço
    André

  2. Acho que aferição do percurso é parte de um pacote obrigatório: número de peito, chip e percurso aferido. Todos os outros ítens fazem parte de “combos” que o organizador pode oferecer. Mas sem o pacote básico e obrigatório não dá mesmo! Abcs!

  3. Acho que deveria ter a INFORMAÇÃO clara, se é ou não aferida, então o corredor opta ou não em correr. Tem muitas provas que não são aferidas e são prazerosas correr. Defendo que não o chip seja obrigatório para aqueles que querem só participar do evento, pois é um custo desnecessário para a grande maioria dos corredores atuais.

  4. Concordo contigo, infelizmente a maioria das provas em que participei não eram aferidas corretamente. Como moro numa cidade com poucas corridas de rua, a solução é escolher umas 3 boas provas por ano para viajar e participar. Um abraço.

  5. Boa, André. Podia colocar essa informação sobre a existencia do certificado de aferição no calendário da revista. Que tal?

    —————————

    Luis, faz dois meses, edições de outubro e novembro, que já estamos fazendo isso na CR. Você tem lido a revista? kkkkkkkk Não conseguimos checar todas que saem, mas as meias-maratonas e maratonas, estamos procurando colocar sim a aferição. Está destacado em amarelo. Veja lá.

    Abraço
    André

  6. É que os organizadores cada vez mais visam os corredores festivos e estes não estão nem aí pra distância aferida. Aliás, pra corredores festivos e o pessoal da academia é até melhor se a prova de 10 km tiver 9 km, assim poderão propagar aos quatro ventos seu “PR”.

  7. André, mas essa lista de provas aferidas da CBAt está meio estranho, não constam algumas provas importantíssimas, como a Meia da Corpore, a Maratona de SP, a Maratona do Rio, a Maratona de POA, entre outras.

    ——————————

    Julio, tem sim lá as provas aferidas deste ano, a Maratona de São Paulo, do Rio e de Porto Alegre estão lá sim, já conferi. Veja os dois links, são diferentes.

    Nesse link, que coloquei no texto, tem as três maratonas que você citou, a classificação delas e também o número do permit da CBAt. http://www.cbat.org.br/corrida/calendario/calendario_ano.asp?ano=2011&s=RA
    Corpore não está aqui porque não é prova Nacional.

    Abraço
    André

  8. É importante fazer isso. Acho ainda mais importante você fazer, visto que trabalha na Contra-Relógio e pode conseguir uma divulgação maior quando as coisas não estiverem corretas.

    Morar em São Paulo ajuda também a correr mais provas. Aqui em SC ia ser quase só na base do treino hehe. Vi ali no site, tem poucas, mas as principais estão medidas.

    ————————-

    Enio, temos procurado fazer isso. No calendário da CR, nos dois últimos meses, já incluímos esse serviço. Confesso que nos 10 km, fica quase impossível. Teríamos de colocar uma pessoa fazendo só isso, ligando para todas as provas, mas nas meias-maratonas e maratonas, já adotamos essa informação e em algumas de 10 km.

    Mas vale também a força dos corredores (que é maior do que qualquer revista), se todos que se inscrevem em um evento cobram essa informação do organizador, eles serão obrigados a aferir.

    Abraço
    André

  9. Sempre comento sobre isso com amigos corredores…e realmente o problema é em todas as distâncias…agora quando se fala em 5k, nem se fala! Afinal, hoje em dia 5k é definido como corrida para quem não consegue AINDA correr mais…então para que aferir?? Tanto faz!! É absurdo, mas é assim que muitas organizadoras de prova (e corredores…) pensam! Lamentável!
    Vou seguir seu exemplo e fazer o mesmo em 2013!

  10. Escrevi um e-mail (publicado na edição de novembro) sobre a Mizuno 10 Miles, que teve 1200 metros a menos aqui em Brasília. Quase uma milha a menos! Também acho que devemos cobrar com a nossa (não) inscrição pelo descaso dos organizadores em nos entregar algo tão básico: correr a distância prometida! André, isso não é cornetar, é ser cidadão!

  11. Desde 2010 venho reduzindo consideravelmente minha participação em provas, optando por distâncias maiores (10 milhas e meias-maratonas), e mesmo assim umas três por ano. Em 2012, até agora só fiz a etapa BH da golden four da asics, e em dezembro faço a volta da pampulha, muito mais por conta da tradição, afinal será minha sexta participação consecutiva. Não ando nem um pouco animado em participar de provas, pelo contrário, já que os preços das inscrições estão abusivos, e ainda tem esse problema sério de falhas na aferição dos percursos. Portanto, isso só desanima.

  12. Parabéns pela iniciativa André. Eu já havia decidido por esta estratégia desde que saiu a reportagem na revista. Falando em aferição e sabendo que você também participou da Asics G4 no último fim de semana, gostaria de saber se você também notou alguma diferença significativa do tempo de prova do seu relógio com o da organização (tempo líquido). No meu Garmin deu 1,5 min a menos e acho estranho esta diferença toda pois lembro de ter sido bem cuidadoso ao iniciar/parar o cronômetro.

    —————————-

    Houve problema sim Everton… no meu, bateu, mas de amigos que largaram mais atrás, deu problema. Estão tentando recuperar todos os resultados certinho, parece que o problema foi no tapete de largada.

    Abraço
    André

  13. André, acho que estão faltando muitas provas ali que devem ter medição. Por exemplo o Circuito das Estações RJ. Nessa prova consta, inclusive, no regulamento que tem aferição oficial. Procurando nos anos anteriores, aparece apenas Brasília, BH e SP. O mesmo para a Meia Internacional do RJ. Será que o problema é os organizadores não terem enviado relatório completo de medição para a CBAt? enviei uma mensagem ao Circuito das Estações para cobrar uma resposta. Vamos aguardar. A propósito, concordo totalmente com sua decisão. Não tem graça nenhuma treinar para uma prova para descobrir depois que levou gato por lebre.
    abs
    Sergio

    ————————

    Sergio, na verdade, funciona assim: são três tipos de provas. Nacionais A1 e A2, obrigatoriamente, têm de ter o selo da CBAt e a aferição. Existem provas estaduais, aferidas, que necessariamente não precisam ter o selo da CBAt.

    Por exemplo, uma corrida de 10 km no Paraná, é aferida certinho, tem a chancela da Federação, mas não está nesse calendário da CBAt por ser uma prova de caráter somente estadual – influencia inclusive no valor das taxas pagas, esquema antidoping etc.

    Vale assim, se a organização colocar no regulamento que é aferida, tem de ser.

    Abraço
    André

  14. André,
    Mas a Meia Internacional do RJ com certeza é nacional e não consta no site, ou será que não?
    abs
    Sergio

    ——————–

    A Meia Internacional do Rio é a da Globo/Yescom, certo? Está na relação sim. Como categoria A1 inclusive. Aqui tem http://www.cbat.org.br/corrida/calendario/calendario_ano.asp?ano=2011&s=RA
    O Permit CBAt é o 29/2012, o que confirma a medição.

    Além disso, falta atualizar o segundo semestre dos percursos medidos, está só o primeiro.

    A medição de um percurso vale por 5 anos sem qualquer alteração… e respeitadas todas as marcações, então, não precisa medir todo ano.

    Abraço
    André

  15. Fama injusta né, ãhã, tá. Eu bem que queria ter essa opção de participar apenas de provas aferidas…

  16. Fui até olhar de novo na revista e a CULPA NÃO É MINHA. Tem duas seções de calendário

    1. “Provas Longas”, na página 90, ed. out/12, que tem as indicações de aferição

    2. “Agenda”, na página 96, que não tem, mas indica as provas com desconto para assinante.

    O motivo das duas seções separadas é misterioso, embora as provas longas (1/2 e maratonas) estejam nas duas páginas.

    Tá valendo.

    ————————–

    Depois eu sou o corneta, rs… Achamos melhor assim pois ficaria confuso misturar todas as informações em um mesmo local. O problema é que temos provas de 10 km demais, conseguir a informação de todas, é complicado, vamos procurar sempre acrescentar o máximo de dados.

    Abraço
    André

  17. André,
    obrigado pelas informações. Pelo que entendi, então, mesmo que a prova não esteja na relação, se elas possuírem selo A1 ou A2 significa que elas foram medidas, certo? este seria o caso da Meia Internacional do RJ (Yescom), confere?
    Ainda fico na dúvida em relação à Athenas ou corrida das estações RJ, que não aparecem em qualquer relação da CBAt e que dizem no regulamente que são percursos aferidos. Pode ser que tenham apenas aferição das federações estaduais… embora seja estranho que, no caso da Corrida das Estações, por exemplo, esteja na lista das aferidas da CBAt as de Brasilia, BH e SP. E no caso da Athenas, apenas SP (duas edições) e BH (uma edição).
    abraço,
    Sergio

    ———————-

    Perfeito Sergio. Sendo provas “Nacionais”, A1 ou A2, obrigatoriamente com o selo da CBAt, são aferidas corretamente. Pode ter um problema no dia de última hora, como ocorreu com a Maratona Maurício de Nassau, no Recife, no ano passado, devido a um alagamento, mas é a exceção. Tendo a chancela da CBAt, são provas garantidas.
    Tem o pagamento das taxas que diferencia, além de outras exigências, isso pode explicar sua dúvida. E sim, podem ter somente a chancela estadual e, aí, não entra no calendário.

    Abraço
    André

  18. André,

    Muito bom! Acho que vou te imitar!

    As provas aferidas do Paraná estão aqui:
    http://www.atletismofap.org.br/corrida.html

    ———————–

    O Paraná, Adolfo, é uma das Federações mais organizadas nesse ponto. Segundo a presidência, só tem o chancela (e o selo da entidade) as provas que são realmente aferidas. Valeu pela contribuição, mais uma lista para todos nós corredores.

    Acredito que temos de lutar por nossos direitos e receber o prometido, faz parte disso.

    Abraço
    André

  19. Pô André, 1;28 na Golden Four de Brasília… gripado? Eu ainda chego lá!!! Kkkkk

    ———————

    Putz Magrão, estou ruim até hoje, rs… já tirei uma semana de folga e irei tirar mais uma… descansar bem o corpo!

    Abraço
    André

Leave a comment