O queniano Eliud Kipchoge está invicto desde 2014 e, durante esse período, ganhou oito maratonas, incluindo os Jogos Olímpicos do Rio em 2016. Também cobriu a distância dos 42.195 m em 2:00:25 no teste patrocinado pela Nike em Monza, em maio de 2017, dois minutos e meio mais rápido do que qualquer ser humano já havia alcançado. Assim, novamente, chega para a maratona de Berlim, no domingo (dia 16), como o grande favorito e o homem a ser batido.
Claro que, na imprensa e nos torcedores, a palavra “recorde mundial” fica em destaque, mas o próprio Kipchoge desconversa, como fez na entrevista coletiva desta sexta-feira (14) em Berlim. “Eu só penso no meu melhor tempo pessoal. Se eu correr em 2:03:04, ficarei feliz”, afirmou o queniano, que tem 2:03:05 como melhor marca oficial.
O recorde mundial pertence ao também queniano Dennis Kimetto, com 2:02:57 obtido lá mesmo na capital alemã, em 2014.
Os planos da carreira estão definidos. Planeja competir somente até os Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020, quando buscará o bicampeonato. Até lá, pretende adicionar ao currículo os títulos das Maratonas de Boston, Nova York e Tóquio, as Majors que estão faltando na coleção e fazer um novo teste para tentar quebrar a barreira das 2h em ambiente controlado.
É importante destacar que Kipchoge tem uma longa carreira no atletismo: há 15 anos, por exemplo, ele já se tornava campeão mundial de 5.000m.
Para este ano, Kipchoge disse ter tudo planejado e que, independentemente das condições climáticas, “treina, não reclama”. Seguindo o lema de “nunca mude uma fórmula vencedora”, ele manteve o programa de preparação adotado nas maratonas recentes (o treino para Berlim-2017 pode ser conferido em www.sweatelite.co/eliud.kipchoge-full-training-log).
“Patrick Sang é meu treinador. Ele decide. Não há discussão quanto ao treinamento. Ele é o professor, eu sou o aluno. Você conhece algum professor universitário que discuta suas palestras com seus alunos? Ou um médico que negocia sobre medicação com seus pacientes? Patrick é responsável pelo programa de treinamento, eu por realizá-lo”, afirmou Kipchoge, com a confiança e simplicidade tradicionais.
No domingo, saberemos o novo capítulo dessa vitoriosa história de vida. Ele terá, entre outros bons adversários, o compatriota Wilson Kipsang na disputa pela primeira colocação em Berlim.
O Sportv 3 incluiu a prova na grade de programação, com o início das transmissões a partir das 3h30.