
O bicampeão olímpico e primeiro homem a correr uma maratona abaixo de 2h, Eliud Kipchoge, acaba de entrar no universo dos aplicativos. Mas, fiel à sua filosofia minimalista, o projeto não tem nada a ver com GPS, pace ou rankings. O novo app, chamado Kotcha, desenvolvido em parceria com o NN Running Team, estreou nesta quinta-feira (23/10) para usuários de iPhone. E o primeiro conteúdo disponível é uma receita de ugali.
O prato, à base de farinha de milho, é o principal alimento do dia a dia de Kipchoge em seu campo de treinamento em Kaptagat, no Quênia. Segundo o próprio atleta, essa simplicidade é parte fundamental de sua rotina e de sua força mental.
A proposta do Kotcha segue exatamente essa linha: mais do que um aplicativo de corrida, ele promete transmitir o estilo de vida, os hábitos e a filosofia que moldaram uma das maiores carreiras do atletismo mundial.
O lançamento acontece poucos dias antes da Maratona de Nova York 2025, onde Kipchoge, buscará completar o circuito das Abbott World Marathon Majors, após vitórias em Tóquio, Boston, Londres, Berlim e Chicago.
Com o Kotcha, o queniano parece dar o primeiro passo em uma nova fase: de atleta para mentor.
Ainda não se sabe o que mais o app trará além da receita de ugali e de reflexões sobre treino e vida simples.
Mas uma coisa é certe: se o Kotcha conseguir transmitir um pouco da serenidade, disciplina e consistência que fazem de Kipchoge um símbolo global da corrida, há grandes chances de ele conquistar espaço também nas rotinas dos corredores comuns.



