O esporte, em especial o atletismo e a corrida de rua, viu a quebra de uma barreira histórica na manhã deste sábado (dia 12), em Viena, na Áustria. Em um evento particular, o Ineos159Challenge, o queniano Eliud Kipchoge correu os 42.195 m (a distância de uma maratona), em incríveis 1:59:40.2.
Foi a primeira quebra do sub 2h, mas ainda não em uma maratona, já que o evento não seguiu inúmeras regras do esporte nem foi uma prova, ou seja, uma maratona oficial pelas regras da modalidade, da IAAF.
Entre as diferenças entre o Ineos e uma maratona oficial, estão os 41 coelhos revezando ao longo do trajeto; o ambiente controlado (a data foi escolhida conforme as melhores condições climáticas); os coelhos fazendo uma proteção a Kipchoge (cinco na frente sempre e dois atrás), criando uma barreira; o carro-madrinha fazendo o mesmo; a hidratação entregue na mão; o raio laser marcando o percurso perfeito, entre outros pontos. Tudo isso foi abordado pelo próprio Kipchoge desde o início do projeto.
O queniano já havia participado do Breaking2, desta vez patrocinado pela Nike, no autódromo de Monza, na Itália, quando fez também impressionantes 2:00:25.
Kipchoge é o atual campeão olímpico da maratona e detém o recorde mundial da prova, com 2:01:39, em Berlim-2018 – tempo quase batido pelo etíope Kenenisa Bekele, que fez 2:01:41 na mesma Berlim há poucas semanas.
Confira a cobertura completa do Ineos159Challenge na edição de novembro da Contra-Relógio.