20 de setembro de 2024

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Sem categoria admin 4 de outubro de 2010 (0) (65)

Elas querem você!!!

Há tempos a corrida deixou de ser uma atividade individual, solitária. Além dos grupos e assessorias esportivas, agora o que une os praticantes são as comunidades on-line, capitaneadas por grandes marcas do segmento running. A pioneira foi a Nike, em 2006, época do lançamento do produto Nike Plus. "Foi desenvolvida uma plataforma digital que permite ao corredor baixar seus dados de performance e interagir com outros corredores cadastrados. Essa troca de informações e a possibilidade, por exemplo, de desafios, é o que caracteriza uma comunidade virtual", explica Ilka Padilla, gerente da Nike. E uma segunda comunidade, chamada cartelendorfina.com, acaba de ser desenvolvida, porém focada em corredores de alta performance.

A coisa deu tão certo que em um ano o site Nike Plus teve 22 milhões de acessos e se tornou o endereço eletrônico de corrida mais visitado no mundo. Somente no Brasil, o portal possui mais de 2.300 usuários registrados. "A ferramenta está modificando a maneira como as pessoas correm. Ela as inspira a calçar o tênis, sair de casa e correr. É uma forma eficiente de conectar milhares de novos corredores diariamente, e já possui membros de mais de 160 países", completa Trevor Edwards, vice-presidente global da Nike.

A Adidas não ficou atrás e recentemente também resolveu unir a "turma" na Adidas Code. "Entendemos a necessidade do mercado e apostamos em uma verdadeira comunidade para corredores de todos os perfis, com o intuito de motivá-los ainda mais na prática do esporte. A dinâmica do projeto baseia-se na interação entre os praticantes e na conquista de benefícios reais para os associados", diz Helio Kohan, gerente de marketing da marca.

PORTAS DE ENTRADA. Para fazer parte dessas comunidades, não tem escapatória: o primeiro passo será preencher um cadastro que, com pequenas variações, inclui nome, data de nascimento, número de algum documento, telefone, e-mail e outras questões relacionadas ao esporte.

No portal, o corredor tem acesso a diversas informações, pode fazer um cadastro, mas para entrar para a comunidade Adidas Code, que é um pouco mais exclusiva, é necessário ter um "código", obtido por estar inscrito em uma das etapas de São Paulo do Circuito das Estações ou por ser aluno de uma das assessorias esportivas parceiras da marca (Race, VO2, Metas, TPM e MPR).  Ao se associar ao grupo, o participante ainda recebe um kit com uma camiseta e uma carteirinha com sua identificação.

Já na comunidade da Nike, as áreas são públicas e a navegação livre. "Mas o ideal é ter o sistema Nike Plus para usar todas as ferramentas disponíveis; quanto ao grupo Cartel, é necessário ser convidado. Para isso, o corredor precisa completar uma prova de 10 km em até 44:58", explica Ilka Padilla.

O QUE SE GANHA COM ISSO? Na tentativa de despertar a simpatia do corredor ou mantê-lo fiel à marca as vantagens prometidas são inúmeras. A Adidas Code, por exemplo, oferece a seus membros acesso à área VIP nas corridas patrocinadas pela marca; treinamentos exclusivos ministrados pelas assessorias patrocinadas; avaliações físicas e técnicas; descontos nas lojas Adidas; além de acesso a todo o portal, com chats, artigos assinados por especialistas, dicas, programação para treinos, agenda de provas e site de relacionamentos entre corredores. "Cada vez que o integrante participar de uma ação de running da Adidas, somará pontos que serão trocados por vantagens e benefícios apresentados pelo programa", reforça Helio Kohan.

Mas aqui o contato do corredor com sua turma não se limita ao ambiente virtual. Um dos diferenciais dessa comunidade, aliás, é o estímulo ao relacionamento cara-a-cara. "Nossa proposta envolve interatividade constante e estímulo à sociabilidade. O lado social é inerente à corrida. Por isso, oferecemos aos membros relaxamento e massagens pós-prova, atividades e informações com profissionais especializados no caminhão da Adidas e o running day, um encontro com profissionais da área onde o corredor pode ter sua performance avaliada, auxiliando seu treinamento", completa o gerente de marketing.

No caso da Nike Plus, a vantagem está diretamente relacionada ao recebimento de informações, pois os cadastrados ficam sabendo de tudo que rola no meio com antecedência, além do acesso a serviços como mapas, rotas, dicas de treinamento e produtos. Já a comunidade cartelendorfina.com dá a possibilidade de participar de provas especiais gratuitamente, cuja idéia é oferecer uma experiência única, criando desafios com percursos alternativos, por exemplo, entre outras ações. "E os participantes interagem na plataforma digital trocando suas experiências", comenta Ilka Padilla.

Para as marcas, ter você nessas comunidades representa a possibilidade de também mapear seus hábitos, opiniões, interesses e metas, ou seja, traçar seu perfil de corredor para melhor adequação de produtos e melhor relacionamento entre as partes.

NÓS TESTAMOS

Adidas (www.adidas.com/running)
Você acessa a página e clicando em ‘entrar' é direcionado a uma outra área, em uma outra janela. Escolhe o país e finalmente entra no site. Na barra superior, à esquerda há o link para um cadastro rápido. Uma vez preenchido, você começa a navegar, podendo completar seu perfil, acessar calendários de provas e traçar mapas e rotas. Algumas áreas ainda estão em construção, inclusive a que dá acesso à comunidade Adidas Code. Ao clicar no link onde você deve inserir seu código pessoal, até o fechamento desta edição, aparecia o aviso "em breve". 

Nike Plus (www.nikeplus.com)
No canto superior direito, há opção para inscrever-se. O cadastro é ágil. Bastante atrativo, o portal demanda tempo para ser explorado, com áreas para suas corridas, próximos desafios, fóruns, interação com outros corredores e músicas.  Mas quem possui o sistema Nike Plus utiliza melhor todas as ferramentas virtuais disponíveis. O kit Nike Plus é um sistema wireless (sem fio) que permite ao corredor obter informações de tempo, distância, ritmo e queima de calorias, transmitidas de um chip instalado na entressola do tênis para o iPod nano da Apple. O sistema permite um monitoramento dos rendimentos durante a performance, que pode ser conferido na tela do iPod ou pelo fone de ouvido.

CANAIS DE RELACIONAMENTO

Sem tanto alarde e estímulo para interatividade entre os corredores, outras marcas mantêm em seus portais um canal de relacionamento com os praticantes.

New Balance (www.newbalance.com.br) Na barra superior, à direita, encontra-se o link Clube NB, remetendo à porta de entrada da comunidade que promete acesso e benefícios exclusivos – como promoções e eventos -, além do boletim on-line com novidades da marca. O cadastro é fácil de ser preenchido, mas há um longo texto com termos, condições e políticas de privacidade com os quais o participante deve concordar para prosseguir. A primeira vantagem oferecida é 10% de desconto na compra de qualquer produto no NB Shop.

Brooks (www.brooksrunning.com.br) À esquerda, na arte inferior da página, um link denominado Test Run convida o internauta a fazer um cadastro e participar do teste. O preenchimento é rápido, com explicações caso o corredor necessite de mais informações para responder à pergunta. E o que se encontra depois também é bem sucinto: a frase "bem-vindo ao mundo Brooks".

Mizuno (www.mizunobr.com.br) Na parte superior à direita, existe um link chamado Runner's Team, uma comunidade criada para estimular e oferecer atividades esportivas ao ar livre, destinada a colaboradores, funcionários, esportistas e consumidores. Os membros ganham uma carteirinha que dá direito a descontos em produtos da marca. Com um pouco de atenção em meio a tanta informação, você acessa a área Ofertas e Benefícios Exclusivos e a partir daí é que surge o cadastro. Só depois de preenchido é que se descobre que é necessário fazer parte de uma das assessorias esportivas parceiras da marca para continuar a navegação por essa área.

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