Dunga em detalhes

No fim de semana passado, mais uma vez a Disney foi invadida por corredores brasileiros e de todos os cantos do mundo para participar de um dos eventos de corrida mais badalados: O “Walt Disney World Marathon Weekend” ou, em bom português, o fim de semana da Maratona da Disney, Desafio do Dunga, Desafio do Pateta, etc..

Opa: você não sabe o que é o Desafio do Pateta ou do Dunga? Então, vamos lá: a Disney organiza 4 provas durante 4 dias seguidos. Na 5ª feira teve uma prova de 5km, na 6ª feira 10km, no sábado a Meia-Maratona e no domingo a Maratona. O Desafio do Pateta consiste em correr a Meia no sábado e a Maratona no domingo.  E o Desafio do Dunga, inaugurado em 2014, consiste em correr as 4 provas nos 4 dias seguidos, somando um total de 78,3 km!

Ao todo foram quase 65 mil participações nas 4 provas.  Se considerarmos que a mesma pessoa pode participar de várias provas, a estimativa é que pouco mais de 40.000 pessoas estiveram presente em alguma prova, conforme tabela abaixo:


Obs: As 4 primeiras linhas consideram quem fez apenas aquela prova e não os desafios do Dunga e do Pateta.

Falando especificamente do Desafio do Dunga, 6.400 corredores concluíram a missão com sucesso (ano passado, na inauguração do desafio foram 6.145). Destes, 84% são americanos e 16% estrangeiros. Dos americanos, a Florida naturalmente é o estado com mais corredores, mas é interessante notar que o 2º lugar é da Califórnia, que fica na outra ponta do país.  Imagino que o fato de a Califórnia ser a outra sede da Disney no país ajude a influenciar os corredores daquela região a ir até a Florida. De fato, a Disney tem sim um incentivo para isso, o “Coast to Coast Challenge” – uma medalha extra para quem completar uma meia maratona na Califórnia e uma meia ou maratona na Florida).

Dentro da fatia dos estrangeiros, que vêm de 34 países diferentes de todos os continentes, nós brazucas aparecemos como 2º maior país em número de participantes, atrás apenas do Canadá.  Foram 378 corredores brasileiros no Desafio do Dunga (crescimento de 42% em relação ao ano passado, quando foram 266 brasileiros).

E, para terminar, uma estatística interessante sobre a velocidade das provas. O gráfico abaixo mostra o ritmo médio de todos concluintes em cada uma das 4 provas, considerando apenas os participantes do Desafio do Dunga.  Além do fato de as provas serem muito lentas, interessante reparar que o ritmo da prova de 5km é mais devagar que a de 10km. Uma possível explicação seria que as pessoas começam a semana com excesso de cautela, sem saber como o corpo vai se comportar ao longo do desafio e sem querer correr nenhum risco de forçar a barra logo no 1º dia. E, depois, nos 10km, acabam correndo num ritmo mais próximo do real. Alguma outra explicação?

Contatos:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

É GRATUITO, RECEBA NOVIDADES DIRETAMENTE NO SEU E-MAIL.