A Maratona de Chicago, que ocorrerá neste domingo, chega com grandes expectativas.
A primeira delas é a respeito do que se pode esperar da performance do queniano Moses Mosop, que estreou nos 42 km com 2:03:06 em Boston este ano e também bateu o recorde dos 25.000 m e 30.000 m em pista. Mosop deu entrevista ao site Competitor.com afirmando que não se sente 100% e que tentará apenas vencer a prova, e não buscar superar o recorde estabelecido por Patrick Makau em Berlim. (2:03:38).
Outra expectativa fica por conta da possibilidade da russa Liliya Shobukhova vencer a prova pela terceira vezes consecutiva. Em seu caminho estarão excelentes atletas, como sua compatriota Maria Konovalova, a etíope Askale Tafa e Christelle Daunay, da França. A brasileira Cruz Nonata fará sua primeira maratona em Chicago e de acordo com Adauto Domingues (treinador de Marilson), o técnico José Alessandro acha que Cruz pode completar a prova entre 2h29 e 2h32.
Marilson Gomes largará visando assegurar o índice para a Olimpíada de Londres, mas nem ele nem seu técnico Adauto escondem o desejo de bater o recorde sul-americano, 2:06:05 de Ronaldo da Costa em Berlim 1998 – recorde mundial da época. Ouça a entrevista exclusiva que Adauto deu ao Contra-Relógio no Ar desta quarta-feira (já direto para a entrevista em 17:29). No pelotão masculino também podemos destacar o americano Ryan Hall, Bazu Worku, da etiópia e o queniano Evans Cheruiyot, que venceu Chicago em 2008.
O canal por assinatura Sportv fará a transmissão do evento a partir das 8 h. Porém é necessário aguardar a confirmação do horário, pois a prova começa às 7h30 do domingo e no horário atual temos uma diferença de fuso de 2 horas, portanto a largada seria às 9h30 no horário de Brasília. A previsão para a prova é de dia ensolarado com mínima de 16 graus e máxima de 23.
ATUALIZAÇÃO: De acordo com Lauter Nogueira não o Sportv não irá mais transmitir a Maratona de Chicago. Houve mudança no contrato da empresa que comercializa o sinal e o Brasil não ficou incluído no acordo. Vai ser possível acompanhar a prova através do site da rede NBC de Chicago a partir das 9 da manhã.
A Contra-Relógio fará comentários sobre a maratona através do twitter. Para acompanhar, basta nos seguir pela conta www.twitter.com/contra_relogio
Leia também a opinião do repórter André Savazoni sobre Chicago no Blog Na Corrida: “Mosop tira a pressão das costas. E Marilson vai para recorde“.
Domingo também é dia da Maratona de Buenos Aires, que terá o gaúcho Claudir Rodrigues como principal atleta brasileiro na disputa, tentando a segunda vitória consecutiva. A maratona portenha é atualmente a maior da América do Sul, com pouco mais de 5 mil concluintes e quase mil brasileiros inscritos.
Acompanhe na Contra-Relógio de novembro e no podcast Contra-Relógio no Ar da próxima quarta, a cobertura das duas competições.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Que pena não deu para o Marilson, mas maratona é assim mesmo quando não se sente bem não tem jeito. Bola pra frente.