20 de setembro de 2024

Contato

Notícias André Savazoni 23 de junho de 2019 (0) (149)

Dobradinha brasileira e muita festa na Maratona do Rio

A Maratona do Rio Cosan chegou à 18ª edição com muita emoção. Neste domingo (dia 23), a festa foi toda brasileira. No masculino, Giovani dos Santos liderou do início ao fim e conquistou o primeiro lugar com o tempo de 2:18:48. Antonio Wilson Sousa Lima (2:20:05) e Edmilson Santana (2:20:47) completaram a festa verde e amarela. No feminino, também deu Brasil. Vitória de Cristiane Alves Silva, com o tempo de 2:50:23.

“Eu estou muito feliz com essa conquista. Ganhar a Maratona do Rio não é para qualquer um. Ainda estou me adaptando às provas de 42 km, é um desafio para mim. Vim tentar o índice olímpico, que apesar de chegar até o km 30 com ele, infelizmente não rolou. Mas foi uma manhã incrível e quero voltar ano que vem para quem sabe, brigar pelo bi”, disse Giovani dos Santos.

Tanto no masculino quanto no feminino, as vitórias de Giovani e Cristiane quebraram um jejum longo na Maratona do Rio. Desde 2014, quando o atual terceiro colocado, Edmilson Santana venceu com o tempo de 2:17:12, nenhum brasileiro conquistava a prova. No feminino, o período era ainda maior, quase completando uma década. A última vez havia sido em 2010, com Sirlene de Sousa de Pinho, terminando com 2:43:15.

“Como foi minha primeira vez aqui (na Maratona do Rio), meu objetivo era ficar entre as cinco do pódio. Então eu fiquei ali entre as meninas. Mas no decorrer da prova eu fui desenvolvendo e fui surpreendida com o primeiro lugar. Não tenho palavras para agradecer. Treinei bastante para estar aqui e vim com o objetivo de subir no pódio. Acabei sendo a primeira, então, é muita gratidão”, disse Cristiane, empolgada com o resultado.

Completaram o pódio feminino a queniana Monica Cheruto, com 2:51:52, e a também brasileira Roselaine Souza Ramos (2:52:49).

A largada da prova ocorreu às 5h30, no Aterro do Flamengo. De lá, os atletas seguiram em direção ao Centro da cidade, relembrando um percurso histórico, que também foi explorado no Jogos Olímpicos do Rio em 2016. Depois passaram pela Marina da Glória, Monumento dos Pracinhas, Praça XV, Igreja de São José, Candelária, Pira Olímpica, Centro Histórico e Boulevard Olímpico mantendo a tradição dos cartões postais da cidade. Na sequência, retornaram para o Aterro, seguindo para Copacabana e Ipanema até a fazer a volta no final da praia do Leblon, voltando em direção ao Aterro, passando também pelo Leme no trajeto de volta.

Neste domingo, o evento também teve as disputas de 5 km e de 10 km, que tiveram o Aterro do Flamengo como cenário. Nos 10 km, vitória de Adair Henrique (33:26) e Solange Mariano (38:16). Já nos 5 km, os campeões foram Liu Castelly (17:34) e Maicon dos Santos Rocha (15:06).

“Estou muito feliz com o resultado. Foi dentro do tempo que eu esperava. O percurso e tempo estavam muito bons”, diz Adair Henrique, campeão dos 10km. Morador da comunidade Rio das Pedras, Adair trabalha como caseiro e seu treino é ir de casa para o trabalho correndo.

O maior evento de corrida da América Latina, a Maratona do Rio reuniu neste final de semana cerca 40 mil pessoas pelas ruas do Rio de Janeiro, nas provas de 42Km (Maratona do Rio Cosan), 21Km (Meia Maratona Olympikus), 10Km, 5Km, Maratoninha Gloob e o Desafio Cidade Maravilhosa (21Km + 42Km), além de atrações da Maratona com Arte, que contou com shows no percurso e na arena e do Maratona Parade .

Os resultados de todas as provas serão disponibilizados no site do evento: www.maratonadorio.com.br.

9 anexos

Veja também

Leave a comment