Os corredores de todo o Brasil já sabem: 31 de dezembro é dia de correr! Dia de participar da prova mais tradicional e popular do calendário nacional: a São Silvestre!
Ao longo de seus mais de 80 anos de existência (em 2007 será a 83ª edição), desde deuses mitológicos como Emil Zatopek, a "Locomotiva Humana", vencedor da prova em 1953, e Paul Tergat, o homem com o maior número de vitórias (cinco, em 1995/96/98/99/00) a heróis anônimos de toda a parte do nosso país, um número infindável de indivíduos já percorreram as ruas de São Paulo em busca dos louros dessa glória esportiva.
A prova, que em seus primórdios contava apenas com abnegados corredores brasileiros, em 1945 ultrapassou as fronteiras. A disputa trouxe inúmeros corredores de todo o mundo, desde atletas consagrados a simples amadores em busca do desafio e da emoção.
Entre os brasileiros, o heróico ex-garçom José João da Silva, preparado pelo brilhante Carlos Ventura, resgatou o orgulho nacional em 1980, após 34 anos de espera por uma vitória nacional. José João viria a repetir o feito grandioso em 1985, entrando definitivamente na galeria dos imortais da São Silvestre.
Histórias é que não faltam, muito menos heróis. Do equatoriano Rolando Vera, vencedor por 4 anos consecutivos, nos tempos em que a prova era realizada pouco antes das doze badaladas que anunciavam o Ano Novo, ao colombiano Victor Mora e o belga Gaston Roelants, ambos quatro vezes vencedores numa época em que correr (e correr muito!) não enriquecia ninguém. São mitos de uma época de ouro!
Por todos os acontecimentos, a São Silvestre é a maior prova de rua da América Latina. Não apenas em números, mas em beleza e tradição, a corrida realizada no dia de São Silvestre, "o santo que renova o espírito", a prova é parte obrigatória do calendário mundial, mantendo o seu charme indiscutível.
Diante de tamanha grandeza, a São Silvestre é o desejo maior de todo corredor. Pois não se trata de apenas mais uma corrida: é fazer a festa, é vencer os 15 km nas avenidas e ruas de São Paulo, seja sob chuva ou calor intenso; é a renovação anunciada pelo santo que lhe empresta o nome! E haja pernas e coração na subida da Brigadeiro!
Para aqueles que pretendem participar dessa grande evento esportivo pela primeira vez, aqui vão as nossas dicas iniciais:
1) Check-up médico obrigatório, para saber como está a saúde, pois sem ela nada se faz.
2) Escolher com critério desde o calçado adequado até os locais destinados ao treinamento. Parques públicos, bosques e a pista de atletismo devem ser preferidos às avenidas movimentadas e com alto índice de poluentes do ar.
3) Cumprir as recomendações básicas do programa de treinamento que irá seguir, cuidando em não fazer mais do que se pede, pois no início, a ansiedade é uma arma que fere a nós mesmos. Assim, a paciência em superar os obstáculos é algo de grande valor para quem está iniciando a sua preparação.
4) Organizar o tempo destinado ao treinamento, ao trabalho, lazer e família. Tudo é muito importante, e a conciliação do tempo e das atividades cotidianas é um passo importante para o sucesso da empreitada.
5) Não apenas treinar, mas cuidar da alimentação, da hidratação e das horas de sono são essenciais para a melhora do condicionamento orgânico e a recuperação física e mental.
Essas são apenas algumas dicas gerais que todos os corredores, sejam eles experientes ou aspirantes, devem considerar para uma adequada preparação. A São Silvestre exige muito da capacidade física de quem se submete a enfrentar esse desafio. Por isso, todo cuidado é pouco na hora de se preparar para a grande disputa.
Para aqueles que não contam com um técnico ao seu dispor, elaboramos uma programação que possa atender as expectativas, de um modo geral, dos futuros corredores que pretendem participar pela primeira vez da São Silvestre ou para aqueles que porventura já tenham corrido a prova há muito tempo e estejam querendo voltar a ter esse prazer.
Seguem nesta edição da Contra-Relógio as primeiras 4 semanas de preparação, sendo que em novembro e dezembro daremos a continuação ao plano de treinamento. Nesse plano, é fundamental adquirir uma base sólida em resistência geral, fortalecendo os músculos e o coração para enfrentar com muita disposição os obstáculos do caminho.
A São Silvestre é um dos maiores eventos do mundo esportivo atual. Você vai ficar de fora dessa festa? É a hora da renovação, de novos feitos. Pois, como já sabemos, corrida é para quem vive de bem com a vida!
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
por favor coloquem quantos quilometros tem a descida da rua da consolação e a subida da brigadeiro Luís antonio