Notícias Fernanda Paradizo 8 de outubro de 2019 (0) (798)

Dicas para a Maratona de Chicago

Texto e fotos: Fernanda Paradizo | feparadizo@gmail.com

Chicago é uma das provas internacionais que mais atrai brasileiros. A possibilidade de vislumbrar um recorde pessoal é um dos principais atrativos dessa Major, que tem percurso plano e na maioria das vezes temperatura agradável, salvo exceções, como o que aconteceu nos anos de 2010 e 2012, quando os termômetros bateram a casa dos 35 graus, o que impediu muita gente de terminar a prova. Mas, em média, a temperatura fica em torno de 10 a 12 graus. Para a edição de 2019, que acontece no próximo domingo, dia 13 de outubro, a previsão de tempo para o dia da prova deve ficar entre 5 e 13 graus.

São mais de 1 milhão de pessoas nas ruas para aplaudir os corredores. A cidade respira a maratona nos dias que antecendem o evento. A competição larga do Grant Park, na Columbus Drive, e faz um tour pela cidade, passando por bairros históricos, como Greektown, Little Italy, Pilsen e Chinatown. O trajeto retorna para o Grant Park, onde acontece a chegada, perto da Buckingham Fountain.

A programação oficial do evento começa na sexta, dia 11, com a abertura da Expo. Se você vai correr estar em Chicago para encarar esta Major, confira aqui algumas informações e dicas que podem fazer a diferença.

ABBOTT HEALTH & FITNESS EXPO – ENTREGA DE KIT

Local: McCormick Place Convention Center – Lakeside Center, Hall B 2301 S. Prairie Ave.

Dias e horários: 11/10 (sexta) – das 9 às 20 horas; 12/10 (sábado) – das 9 às 18 horas

Como todas as Majors, espere uma Expo de primeira. Há quem a considere a melhor entre as Majors. A feira é grande, muito bem organizada e tem estandes das principais marcas esportivas do mundo.

Se chegar em Chicago pela manhã e seu quarto de hotel ainda não estiver liberado, deixe a malas no hotel e aproveite esse tempo para visitar a Expo e pegar seu kit. Lembre-se que são apenas 2 dias de feira (sexta e sábado) e não três, como nas outras Majors. Não deixe para o sábado, que é o dia em há grandes filas por conta dos americanos que chegam de outra cidade.

Para retirar o kit, é necessário apresentar passaporte original e comprovante de inscrição. Não é permitida a entrega do kit para terceiros, nem com procurações.

Como chegar: Os organizadores disponibilizam transporte gratuito para a Expo (corredores e acompanhantes), partindo de 4 pontos da cidade (fazendo o trajeto ida e volta). Veja no Google Maps qual o mais próximo do seu hotel:

– Downtown (Hilton Chicago, 720 S. Michigan Avenue)

– River North (Chicago Marriott Downtown Magnificent Mile, 540 N. Michigan Avenue)

– Magnificent Mile (Nike Chicago, 669 N. Michigan Avenue)

– Millennium Park (Hyatt Regency Chicago, 151 E. Wacker Drive).

Esses ônibus operam a cada 15 ou 20 minutos, entre 8:30 e 20:30 na sexta, e entre 8:30 e 18:30 no sábado.

INTERNATIONAL CHICAGO 5K

A International Chicago 5K é uma corrida festiva, realizada no sábado, às 7h30 de manhã. A largada acontece na Daley Plaza e a chegada no Grant Park, perto da linha de chegada da maratona. Todos os participantes recebem um gorro especial comemorativo da prova ao final da corrida. O tempo-limite para término dos 5 km é de 45 minutos. Não há guarda-volumes. Para participar, é preciso estar inscrito (inscrições encerradas)

42ª  MARATONA DE CHICAGO

Data: 13 de outubro de 2019

Início da prova: às 7:30 (wave 1),  às 8:00 (wave 2) e às 8h35 (wave 3)

Largada e chegada: no Grant Park

Número de Participantes: 45 mil

Temperatura média: entre 10 e 12 graus

Tempo-limite: 6:30

Patrocinador esportivo: Nike

Site oficial: www.chicagomarathon.com

Indo para a largada: No dia da prova, quem estiver hospedado perto da largada, pode até dormir um pouquinho a mais no domingo. Considere uma caminhada de cerca de 10 a 20 minutos até o Grand Park, na Columbus Drive, dependendo do local do seu hotel. Procure não chegar muito em cima da hora para conseguir entrar na sua baia sem problemas e fazer tudo com calma. Quem estiver hospedado mais longe, saia com antecedência e calcule para estar no local da largada cerca de 1:30 antes. Você deverá passar por pontos de checagem de bagagem e número até chegar ao local da largada, que abre às 5h30. Melhor evitar qualquer contratempo e ir com folga para dar tempo de fazer as coisas com calma, acessar sua baia e até ter tempo suficiente para colocar sua sacola no guarda-volumes e fazer uma visita ao banheiro se necessário. Quem optar por não deixar bagagem no guarda-volumes tem acesso ao parque por uma via expressa de segurança e levará menos tempo para chegar ao local.

Percurso rápido, mas com possibilidade de vento: O percurso não oferece problemas em relação à altimetria. É uma corrida plana e rápida, mas tenha cuidado para não largar muito forte. Contenha esse excitamento inicial. Dependendo do local de largada, você pode sofrer para se desvencilhar das pessoas principalmente nas milhas iniciais. Chicago é conhecida como a cidade dos ventos e isso poderá ser sentido mais na segunda metade da prova. Para aqueles que seguem o GPS à risca, saiba que há muitos pontos cegos, em que ele simplesmente não funcionada. Você vai passar por bairros famosos e bonitos de Chicago, como Chinatown e Little Italy, e ainda por muitos monumentos interessantes da cidade. Além do público torcendo e vibrando ao longo do percurso, há inúmeras bandas de música, DJs e grupos de cheerleaders espalhados no trajeto. Apesar da grande quantidade de corredores, a chegada é muito tranquila e dispersa muito rapidamente.

Postos de abastecimento: São 20 postos ao longo do percurso (cada um com cerca de 2 quarteirões e dos dois lados da rua), com tenda médica, banheiros, Gatorade (sabor lemon-lime) e água.

Na milha 13.2, haverá um posto de Gatorade Endurance Carb Energy Chews. Na minha 18,2, haverá Gatorade Endurance Energy Gels. Nas milhas 19,5 e 23,5, haverá distribuição de bananas.

Confraternização pós-maratona: Após o final, acontece uma festa bem animada para os corredores se confraternizarem. É a Biofreeze 27th Mile Post-Race Party, no Butler Field, dentro do Grant Park, entre 9h30 e 16h, com direito a música ao vivo e comes e bebes (para comprar). Vale à pena participar e curtir esse final de prova com familiares e amigos e a medalha no peito.

CURTINDO CHICAGO

A capital do Estado de Illinois é uma cidade maravilhosa. Você não terá problemas para se locomover. O sistema de transporte público é o segundo maior dos EUA, com inúmeras linhas de metrô, trem e ônibus interligando e servindo todas as áreas da cidade, o que facilita bastante aos turistas que não querem perder tempo entre um passeio e outro. Na maioria das cidades dos Estados Unidos, seja ela pequena ou não, dificilmente o turista terá problemas para encontrar algum lugar para correr. Em Chicago, esse problema jamais vai existir. São cerca de 18 milhas de trilhas no chamado cenário “lakefront”, avistando um dos mais belos skylines do mundo. Uma boa pedida para o corredor que vai fazer a prova e não conhece direito o local é optar pelo Grant Park, onde fica toda a estrutura do evento. Há uma trilha de 4 milhas que oferece uma linda vista da cidade.

Se você gosta de cultura, comece seu roteiro pelo The Art Institute, que abriga uma das mais famosas e importantes coleções do mundo, com destaque para obras de mestres impressionistas e pós-impressionistas. O Field Museum, que possui um dos maiores acervos de história natural dos EUA, e o Museum of Science & Industry, indicado principalmente para crianças, dada a quantidade de atrações para o público infantil, também são ótimas opções.

Falando em atrações para as crianças, às margens do lago Michigan, você vai encontrar o John G. Shedd Aquarium, que abriga mais de 25 mil animais aquáticos, de 2.100 espécies diferentes. Tem também o Lincoln Park Zoo, com entrada gratuita. Foi fundado em 1868 e é um dos zoológicos mais antigos dos EUA. Possui cerca de 1250 animais, incluindo grandes felinos, ursos polares, pingüins, gorilas, macacos, répteis e muitas outras espécies. Um programa imperdível para o público infantil.

Para ter a melhor vista de Chicago, vá ao John Hancock Observatory. De lá do alto dá para ver o lago Michigan e mais quatro estados norte-americanos: Illinois, Indiana, Michigan e Wisconsin. O observatório fica no John Hancock Center, num trecho denominado Magnificent Mile, ou The Mag Mile (na North Michigan Avenue), um dos locais mais badalados da cidade e que se estende por 1 milha, com hotéis luxuosos, restaurantes, lojas e vários prédios famosos.

Não deixe de visitar Oak Park, que tem uma espécie de museu a céu aberto das obras do arquiteto Frank Loyd Wright. Seja você fã ou não de literatura, aproveite o passeio para dar uma olhadinha na casa em que o escritor e jornalista americano Ernest Hemmingway passou seus últimos seis anos de vida.

Os amantes do bom blues e da boa música não podem deixar de colocar no roteiro de viagem um show na famosa House of Blues. A programação da casa é extensa e você pode conferir e até comprar os tíquetes pelo site (www.houseofblues.com) para sua comodidade. No calendário dos eventos, tem até um brunch regado à música gospel.

Veja também

Leave a comment