Notícias André Savazoni 12 de maio de 2011 (3) (136)

Dez dias para Porto Alegre

Faltam dez dias para a Maratona de Porto Alegre. A ansiedade começa a tomar conta. O pensamento é todo na prova, no desempenho, na viagem, nos preparativos, no descanso na próxima semana. Se é que isso é possível com trabalho, treinos e filhos.

A tranquilidade vem quando olho para os relatórios de treinos. Até a semana passada, no começo do polimento, quando uma dor no joelho incomodou um pouco, não perdi dia algum. Desde janeiro. A base e toda a preparação foram feitas. Longões, todos na conta. Alguns até em tempo um pouco abaixo do que previa meu técnico, Marcos Paulo Reis, com quem comecei a trabalhar neste ano e evolui bem mais do que imaginava para o período.

Corri duas maratonas até agora. São Paulo (3h47) e Curitiba (3h27), ambas no ano passado. Na corrida paranaense, a preparação foi curta por ter decidido correr em cima da hora. Já na de São Paulo, não sabia o que esperar, mas a planilha que segui da Contra-Relógio foi fundamental para completar os 42 quilômetros inteiro, em minha primeira experiência.

Agora, em Porto Alegre, será diferente. O ano está sendo positivo e os resultados, aparecendo. Já superei a barreira do 1h30 na meia maratona, com 1h29 na Corpore. O que é melhor, me sentido muito bem. Até o descanso pós dor no joelho considero fundamental. Nos dias parado, fiquei um pouco chateado, confesso, mas, depois, vi que precisava desse rápido descanso. Tanto para o corpo como para a cabeça.

O objetivo na capital gaúcha é ousado. Entre 3h08 e 3h10, num ritmo médio de 4:30 por quilômetro. Obtendo o índice para Boston 2012, que é de 3h15 em minha categoria. Vou conseguir? Estou confiante que sim. Mas maratona gosta de nos pregar peças. Então, no dia, saberei. A temperatura, pela tendência, estará excelente. É só repetir o que vem ocorrendo nos últimos dias. A organização, pelos elogios que já ouvi, complementa as expectativas. Tudo caminha perfeitamente.

Nos vemos em Porto Alegre. E, na comemoração, com churrasco e cerveja.

Veja também

3 Comments on “Dez dias para Porto Alegre

  1. É isto aí André… Ano passado tentei a maratona, mas não consegui, pois não havia treinado adequadamente… este ano promete, e espero completar sub 4h… Nos encontraremos lá. e boa sorte. Quem sabe em 2012 após um ano de experiência nesta distância poderei tentar o índice para Boston.

  2. Olá André.
    Também estou na fase de polimento e já começo a sentir os efeitos da TPM (tensão pré maratona). Os treinos de base e os longos foram muitos bons, estou bem preparado e confiante, espero correr entre 3h25 e 3h29. Contudo, como você disse maratona é sempre imprevisível é preciso muita tática e técnica para desenvolver uma boa prova. Vamos torcer por um clima favorável!
    A gente se vê lá, quem sabe comemorando um bom resultado com churrasco, cerveja, um bom vinho e assistindo “in loco” uma vitória do Timão contra o Grêmio no Olímpico. Um abraço.

  3. É isso aí André! Expectativa a mil! Não vejo a hora de encarar logo esses 42k. Vou pra 2h55, tudo feito pra isso. Que nada nos atrapalhe! Até lá!

Leave a comment