Deu Brasil e Quênia na 18ª edição da Meia-Maratona Internacional de São Paulo


A 18ª Meia-Maratona Internacional de São Paulo CAIXA aconteceu neste domingo (26/01), com largada e chegada no Shopping Metrô Itaquera. A prova foi disputada em três distâncias – 21 km, 10 km e 5 km.

O queniano Nicolas Kosgei e a brasileira Amanda Aparecida de Oliveira foram os campeões da prova, com os tempos de 1:05:33 e 1:18:09, respectivamente.

Na disputa masculina, Kosgei, Fábio Jesus e Moses Kibet, de Uganda, lideraram a prova e se distanciaram dos demais competidores. A partir do quilômetro 11, Kosgei abriu vantagem e seguiu na liderança até o final, conquistando assim o bicampeonato da disputa.

O brasileiro Fábio de Jesus Correia ficou em segundo lugar, com 1:06:13, seguido pelo ugandense Moses Kibet, com 1:07:15, que venceu o Troféu Cidade de São Paulo no dia anterior.

“A corrida foi boa e, por algum tempo, corri ao lado do Fábio. Mas estava bem preparado e consegui impor um ritmo mais forte para vencer. Ter corrido no ano passado acabou ajudando e, por isso, mesmo com um percurso de subidas e descidas, para mim, foi ok. Agora estou me preparando para a Maratona Internacional de São Paulo”, afirmou.

Fábio comemorou o bom início de temporada. “Muito feliz por entrar o ano com esse resultado tão importante. A prova foi pesada e com adversários fortes, mas fui para cima e buscando o meu melhor, como sempre faço. A partir do km 11, ele atacou e não consegui acompanhar. Mas foi muito bom”, afirmou o corredor baiano.

Na disputa feminina, a mineira Amanda Aparecida de Oliveira liderou com tranquilidade após o terceiro quilômetro, ampliando a distância para as demais competidoras até a chegada. Larissa Quintão, também de Minas Gerais, terminou em segundo lugar, com 1:21:40, e Franciele Monalisa dos Santos Firme, de São Paulo, foi a terceira colocada, com 1:25:57.

“Começar o ano vencendo é muito bom. Superei meus limites e meus desafios e estou muito feliz pela conquista, pois é a distância de que mais gosto. O percurso e o clima ajudaram muito nessa vitória. Só tenho a agradecer à organização e ao apoio da minha família e apoiadores”, declarou a campeã.

Infelizmente, a nota triste do evento foi a confirmação da morte de um corredor de 52 anos, que sofreu um mal súbito durante a meia maratona, por volta do km 11. De acordo com a Yescom, o corredor foi socorrido ainda no local e transportado para o hospital em uma unidade de UTI móvel, onde chegou responsivo. No entanto, o quadro clínico piorou na unidade hospitalar, levando ao óbito. A organização destacou que o evento contou com ampla estrutura de apoio médico, acima do recomendado pelas normas da modalidade.


Resultado – Top 5

Meia maratona

Masculino

1. Nicolas Kiptoo Kosgei (QUE), 1:05:33
2. Fábio de Jesus Correia (BRA), 1:06:13
3. Moses Kibet (UGA), 1:07:15
4. Melquisedeque Messias Ribeiro (BRA), 1:09:06
5. Renilson da Silva (BRA), 1:11:24

Feminino

1. Amanda Aparecida de Oliveira (BRA), 1:18:09
2. Larissa Quintão (BRA), 1:21:40
3. Franciele Monalisa dos Santos Firme (BRA), 1:25:57
4. Ruthe Jepkemoi (QUE), 1:30:16
5. Rosilene Costa de Souza (BRA), 1:33:25

10 km

Masculino

1. Claudinei Cirqueira (BRA), 36:29

Feminino

1. Janaina Cachetti (BRA), 44:34

5 km

Masculino:

1. Kauê Domingues (BRA), 16:33

Feminino:

1. Emille Santos (BRA), 19:57

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

É GRATUITO, RECEBA NOVIDADES DIRETAMENTE NO SEU E-MAIL.