Por mais que exista hoje um crescimento da corrida como qualidade de vida, pelos inúmeros benefícios que traz à saúde (como controle e perda de peso, aumento da disposição, forma de relaxamento e de terapia…), correr sempre foi (e será) um ato de desafiar-se. Em primeiro lugar, individualmente. Depois, com os amigos. Até como uma forma de motivação.
Ao mesmo tempo, com um maior espaço da interação pelas redes sociais, a corrida literalmente sai da rua e está também na internet (do Facebook, do Instagram…). Esses dois pontos foram unidos no Desafio Boost Endless Run, da Adidas, que teve a segunda etapa realizada no dia 19 de outubro, no Rio de Janeiro.
A estreia foi em São Paulo, em setembro (leia a cobertura da edição do mês passado da Contra-Relógio). Houve alguns problemas, como a aferição e divulgação dos resultados para a entrada dos atletas na prova de 1 km. Em parte, pois corredores correram com dois chips e outros, com inscrição de mulher. Isso causou um grande atraso no dia e um trabalho extra para a organização. Porém, na etapa do Rio, como prometido pela Adidas, a fiscalização foi aprimorada e todo o cronograma, cumprido à risca.
A ideia segue muito interessante. Todos os inscritos fazem 10 km (largada às 7h). Depois, às 8h45, partem para os 5 km. Então, os 100 homens mais rápidos (com a soma dos tempos líquidos) e as 50 mulheres, fazem as baterias de 1 km – cinco com 20 integrantes cada no masculino e duas com 25 mulheres no feminino. Assim, há a classificação geral dos 10 km + 5 km + 1 km e a do 1 km – nos dois casos, os vencedores (quatro prêmios) ganharam uma viagem para correr a Maratona de Santiago, no Chile, em 2015.
Na etapa carioca, os percursos foram todos no Aterro do Flamengo – ainda mais planos e rápidos do que em São Paulo, na região do Jockey Club. Porém, na capital carioca, em outubro, dificilmente há como fugir do calor (aliado à umidade alta). Mas, para isso, nos 10 km, por exemplo, havia água a cada 2 km. Os resultados foram sendo divulgados ao final de cada prova. Conclusão dos 10 km e a publicação em um telão de alta definição na arena dos 100 homens mais rápidos e das 50 mulheres. Antes da largada dos 5 km (o que não funcionou na capital paulista, por exemplo, como comparação). Isso também aumentou a "disputa" e o ambiente de "performance". Pois quem estava no grupo, foi para os 5 km ainda mais motivado. Já quem ficou próximo dos classificados, resolveu arriscar tudo na prova seguinte, o que ampliou a disputa e o clima de competitividade, melhorando o nível técnico – com corredores batendo marcas pessoais nos 5 km, por exemplo, mesmo depois de ter corrido 10 km!
Novamente, os resultados finais foram publicados no telão (somatória dos tempos líquidos de 10 km e 5 km) e os nomes dos classificados para as baterias de 1 km (que foram divididas por ordem alfabética). Quem chegou à etapa final, ganhou uma camisa e uma medalha exclusiva do Desafio Boost. Todos que completaram 10 km + 5 km também receberam a camisa de finisher, além da medalha. Os corredores que cadastraram o celular receberam, via SMS, todos os resultados.
REDES SOCIAIS. O trabalho nas redes sociais teve dois pontos de partida. Todos os inscritos, através da página do Facebook do Desafio Boost, puderam cadastrar-se e, automaticamente, foi postado vídeo de conclusão, além da possibilidade da busca de fotos. A Adidas também convidou 26 pessoas atuantes nas redes sociais (não especificamente do mundo da corrida, mas que corram) para fazer esse trabalho de divulgação e interação também (alguns, inclusive, classificaram-se para a bateria de 1 km). A arena montada contou com área de massagem e criogenia, estande com exposição de produtos da marca e pontos de alimentação, além dos locais específicos para fotos.
Em termos de concluintes, 1.593 no Rio (113 homens e 480 mulheres). Na etapa paulistana, tinham sido 1.807 (1.343 e 464, respectivamente). Segundo a Adidas, as duas provas já estão confirmadas para 2015 – existe, inclusive, uma previsão de expansão futura.
No Rio, os vencedores foram diferentes. Nos 10 km + 5 km, ganharam Antonio Barbosa Ribeiro e Roselaine Sousa Benites. Já no 1 km, os mais rápidos acabaram sendo Giovanna Martins (3:10.15) e Fábio Teixeira Andrade (2:35.18).
Mais informações e resultados completos em www.desafioboost.com.br.