Em quatro meses, de janeiro a abril, o Desafio CAIXA-CR já está cumprindo a missão principal: motivar corredores de todo o Brasil a buscar marcas pessoais (sub 40 ou sub 50) em provas oficiais de 10 km, a principal porta de entrada no mundo das corridas, mas que, depois de um tempo de prática, acaba sendo deixada um pouco de lado. Estamos próximos de 1 mil inscritos, o limite proposto para 2012, e já há corredores festejando a conclusão do desafio.
É o caso dos amigos Jonathan Matheus Grahl e Eduardo Portz, de Porto Alegre. "É com muita satisfação que torno a lhe escrever! Na última vez que havia entrado em contato, informei uma marca sub 40 que conquistei em uma corrida na praia, porém de percurso não aferido, o que, de acordo com as regras estabelecidas no Desafio, não seria suficiente para comprovar o êxito da empreitada", disse Grahl. "Empolgado por quase ter atingido a marca almejada e desafiado a tentar conquistar uma marca melhor ainda (sub 39), lá se foi mais um mês de treinos visando à Maratona de Porto Alegre e esperando pela próxima prova de 10 km do Circuito Athenas. No dia 18 de março, em uma manhã agradabilíssima e na companhia do inseparável colega e também participante do Desafio sub 40 Eduardo Portz, corremos na marca dos 38 minutos", disse Grahl, que fechou os 10 km em 38:06, contra 38:20 do amigo Portz.
No Rio de Janeiro, Ricardo Siqueira de Paula fez 49:55 na primeira etapa do Circuito Athenas 10 km. "Consegui alcançar a sonhada marca. Foi por pouco, mas consegui!", disse. Na mesma prova, Mario Couto fez 48:04. "Com alegria informo que cumpri meu desafio", afirmou. Katiane Dutra Coelho também é uma sub 50: 49:33 nos 10 km realizados juntamente com a Meia-Maratona Internacional de Florianópolis, no dia 25 de março.
Considerada uma das provas mais rápidas de São Paulo, a Track&Fied Villa-Lobos foi palco tanto de sub 40 quanto do sub 50 em sua primeira etapa. Para citar dois, Carlos Eduardo Batista dos Santos fez 48:23, enquanto Paulo Edson dos Santos, de Vargem Grande Paulista, completou os 10 km em 39:41.
Para relembrar, o primeiro desafiante a entrar em contato para anunciar a meta atingida foi Cleber Zamboni Sartor, com 46:55 na Corrida de Reis de Cuiabá, no dia 8 de janeiro. Nos próximos meses continuaremos divulgando os resultados e, no final do ano, teremos a lista completa com todos os nomes e marcas de quem completou o Desafio CAIXA-CR 2012.
As inscrições seguem abertas, pelo e-mail desafio@novosite.contrarelogio.com.br, até o limite de 1 mil corredores. Para participar, é preciso enviar o nome completo, cidade onde mora, tempo nos 10 km e qual a meta: sub 40 ou sub 50. A previsão é de que o primeiro lote de camisas SUB seja distribuído na entrega do kit da Maratona de São Paulo. Na verdade, são três formas para recebê-las: nas entregas de kit com a presença da Contra-Relógio (é preciso avisar antecipadamente pelo telefone (11) 3814-8157 que irá retirar na feira), na sede da revista em São Paulo (Rua Inácio Pereira da Rocha, 290, em Pinheiros-SP, também informando com antecedência) ou por Sedex, pagando a taxa de envio (deve ser enviado um e-mail à CR na época, contato@novosite.contrarelogio.com.br ou atendimento@novosite.contrarelogio.com.br, para saber o valor exato). A camisa não terá custo e os tamanhos serão P, M e G, que também deverão ser informados no ato da comprovação do tempo.
REPERCUSSÃO
Lendo a revista no início do ano, me motivei muito pelo Desafio CAIXA-CR Sub 50. Era esse estímulo que faltava para baixar meu tempo! Estou animado e determinado a conseguir. Comecei a correr brincando, em 2004. Dessa época até 2009, só disputava uma prova no ano. Foi em 2011 que resolvi levar a coisa a sério e comecei a treinar, não apenas para lazer, mas para competir e melhorar mais. Minha meta agora é ser sub 50.
Marcelo Fernando Rojas Rios, Maringá, PR
Sou estudante de Engenharia de Produção e tenho 22 anos. Comecei a dar os primeiros trotes na esteira, quando ainda carregava comigo 10 quilos a mais e já não os queria. Depois da perda de peso, fui influenciada para os treinos ao ar livre, onde me apaixonei pelo esporte. Tem nove meses que treino e participo de provas que fazem parte do ranking de corridas de rua da minha cidade. Atualmente, o meu melhor tempo nos 10 km é 52:33. Correr mudou a minha vida, por isso estou entrando no Desafio; minha meta é ser sub 50 neste primeiro semestre.
Natália Fernandes, Juiz de Fora, MG
Na Corrida de São Sebastião (Rio) deste ano fiz o tempo líquido de 1:19:33. Foram meus primeiros 10 km. Quero tentar o sub 50. Estou treinando duro e a campanha de vocês está me incentivando muito. Parabéns pela revista interessante que estão editando. Nós, corredores, precisamos muito dela.
Fernando Galvão, Rio de Janeiro, RJ
Tenho 47 anos, comecei a correr em agosto de 2007, já fui pódio várias vezes tanto na faixa etária como geral, inclusive na Maratona do Sol Poente em 2010, com o tempo de 3h17, sendo a 2ª colocada geral. Minha marca nos 10 km recente foi na Corrida 28 de Janeiro de Apucarana, com 42:53. Quero participar do Desafio CAIXA-CR sub 40. Achei maravilhosa a ideia da CR de fazer esse desafio, assim nos empenhamos cada vez mais para conseguir tal resultado.
Edna Lúcia Martins, Maringá, PR
Já participei de meias-maratonas, a melhor foi a das Cataratas, de 2011, com tempo de 2h02, com a passagem de 58 minutos nos km 10 (marcação pessoal), mas não fiz ainda nenhuma prova de 10 km, razão pela qual para mim é um grande desafio completar tal distância abaixo de 50 minutos. Parabéns a esta grande revista que tantas informações importantes presta aos leitores.
Marcelo Camargo de Almeida, Foz do Iguaçu, PR
Tenho 48 anos e meu melhor resultado foi na Tribuna 10 km de 2011, quando completei com 42 minutos. Em virtude de uma cirurgia realizada em agosto passado, abandonei os treinos, só retornando neste ano. O sub 40 é a meta para 2012.
José Carlos Pereira da Silva, Cubatão, SP
No final de setembro torci meu tornozelo esquerdo e quase rompi os ligamentos. Os médicos me deram seis meses de molho, mas, perseverante que sou, me dediquei à fisioterapia e a todos os outros cuidados prescritos. Conclusão? Meia da Athenas em 1h58, meu melhor tempo nos 21 km. Meu objetivo no ano passado, e que continua neste ano, é correr com mais qualidade. A torção apenas me atrasou, mas chego lá. Quero ser um sub 50! Parabéns pela iniciativa.
Théo Trí Huynh Trung, Guarulhos, SP
Corro desde 2004 e tenho evoluído, mas ainda não consegui correr abaixo dos 50 minutos nos 10 km. Na última corrida que participei aqui em BH, dia 11/03 (Circuito das Estações Adidas), completei em 55 minutos. Com incentivo da Contra-Relógio e orientações contidas na revista, vou tentar correr abaixo de 50 já na próxima corrida do Circuito Caixa, no dia 27 de maio.
Márcio de Carvalho Ferreira, Belo Horizonte, MG
Corro há cerca de sete meses e desde então venho progredindo aos poucos. Minha primeira prova de 10 km foi no ano passado, na Fila Night Run – Campinas (set/2011), quando fechei em 1h03. Com as dicas de amigos, revistas especializadas e internet, melhorei meus tempos. Minha última prova foi a Corrida da Lua e fiz 58:56. Minha grande meta agora para este ano será ser sub 50.
Laila de Pádua Brandão, Piracicaba, SP
Pretendo atingir a meta do sub 50 em outubro ou novembro. Não tenho a minha melhor marca em corridas oficiais. Assim que atingir, enviarei a vocês a prova, número de peito e o tempo alcançado. A revista tem me motivado bastante e já a recomendo para a galera geral aqui da cidade.
Marco Antonio Galdeano, Anápolis, GO
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Tenho 52 anos estou com apenas 6 meses de treinamento intenso, mas consegui na prova do Shoping Aricnaduva 9k em 41’44” (pace de 4’38″/km) Não tenho técnico, treino semanalmente sexta tiros dede 400 metros e 1000 metros, sábado de 5000 m na pista, segunda 3,5 k em um percurso de 7 k com subidas fortes aqui em Cotia. Acho que vou conseguir os 10 k em 40 minutos dentrode 6 meses com muito sacrifício e ajuda de Deus